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Quinta-feira, 25 de abril de 2024

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Após pedido

Taques manda acelerar restauração de rodovias de região produtora em Mato Grosso

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Taques manda acelerar restauração de rodovias de região produtora em Mato Grosso
Aproximadamente 90% da produção da região Sudeste de Mato Grosso irá ganhar condições de escoar a safra 2014/15, principalmente soja, pelas rodovias MT-130 e 020, que estão entre as mais precárias do Estado. O compromisso foi firmado pelo governador José Pedro Taques (PDT) com o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf, e os prefeitos Érico Piana (PTB), de Primavera do Leste; Vilson Pires (PP), de Paranatinga, e Nilson Francisco Aléssio (DEM), de Gaúcha do Norte, durante reunião na noite desta quinta-feira (12), no Palácio Paiaguás.

Pedro Taques antecipou o atendimento da restauração da MT-130, para a próxima semana, a pedido de Guilherme Maluf. No planejamento da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, a MT-130 e 020 somente seriam restauradas em fins de março ou indício de abril, dependendo do índice pluviométrico na região.

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“Destaco a importância da eleição de vossa excelência para presidência da Mesa Diretora. A Assembleia precisa passar por este momento histórico. Faço gosto que tenhamos interlocução muito forte com a Assembleia, tendo independência e harmonia”, argumentou Taques, apontando para Maluf.

“Graças a Deus o governador teve sensibilidade de ouvir e compreender a urgência da reivindicação. E, por isso, em uma semana, começa a operação tapa-buracos e recuperação da MT-130. Todos sabem que a logística é fundamental pra MT continuar liderando a produção”, avaliou Guilherme.

Apontado como um dos mais experientes na vida pública de Mato Grosso, no quinto mandato na Prefeitura de Primavera do Leste, Érico Piana explicou que a rodovia é a principal via utilizada para o transporte da produção. “Por lá saem 100% dos produtos de Gaúcha do Norte e Paranatinga, além de quase 90% de Primavera”, pontuou ele.

Érico Piana afirmou que a rodovia está deteriorada por excesso de tráfego e de peso e não por falta de manutenção. “Quando foi pavimentada, certamente ninguém imaginava que um dia pudesse receber o atual volume de cargas. O aumento das áreas de plantio de Paranatinga e Gaúcha do Norte tornou intenso o tráfego que já era forte. E a estrada, quando foi feita, não era com visão para suportar trânsito pesado. Somente em Primavera são mais de 300 mil hectares plantados”, pontuou Piana.

Quando todo o trecho estiver pavimentado, a MT-130 e a MT-020 vai receber o transporte da carga de Sorriso e região norte de Mato Grosso, rumo aos portos do Sul e Sudeste do Brasil. “Quando estivermos interligados com Sorriso, irá encurtar mais de 200 quilômetros de distância rumo aos portos do Sul do Brasil, sem passar necessidade de passar pela Baixada Cuiabana”, resumiu Piana.
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