Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Logística

caminhões parados

Tradings serão convocadas pelo governo de Mato Grosso e Assembleia Legislativa para discutir frete

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Tradings serão convocadas pelo governo de Mato Grosso e Assembleia Legislativa para discutir frete
O governo de Mato Grosso e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso irão convocar as tradings instaladas no Estado para uma reunião em breve. A intenção é solicitar que as tradings aceitem a Lista de Preços Mínimos do Frete do Estado até o final do ano. A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) anunciou, na tarde desta segunda-feira (23), que irá congelar o aumento de 5% do Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF) no óleo diesel que entraria em vigor no próximo dia 1º de março.

Segundo o secretário de Fazenda, Paulo Brustolin, em 30 dias deve um estudo sobre os combustíveis ficar pronto no que diz respeito ao ICMS. O estudo será realizado por uma comissão formada pelo governo de Mato Grosso, Assembleia Legislativa e pelo setor, assim como para a questão do frete.“A greve preocupa o governo, principalmente, quanto à questão de desabastecimento. Seguramos a pauta do óleo diesel para minimizar novos impactos”, declarou Brustolin após reunião com o setor do transporte na Secretaria na tarde desta segunda-feira.

Leia mais:
Diesel é liberado para produtores de Mato Grosso que não descartam aderir movimento após colheita
Comissão de estudo será criada em Mato Grosso para avaliar demandas do transporte; Manifestos seguem veja fotos

O secretário de Fazenda salienta que há uma tabela de referência de preços mínimos do frete, mas que a Sefaz-MT não pode interferir, entretanto, juntamente com os deputados estaduais Dilmar Dal Bosco e Wilson Santos, representantes da Assembleia Legislativa, irá convocar as tradings para uma reunião para debater o frete.

Conforme o deputado estadual Dilmar Dal Bosco, a Assembleia Legislativa apóia o setor do transporte de cargas. “Queremos ajudar este setor que está indo para a falência. Vamos ver todas as possibilidades para chegar a 12% o percentual de ICMS incidente no preço do litro do óleo diesel”.

De acordo com o diretor executivo da Associação dos Transportadores de Cargas do Mato Grosso (ATC-MT), localizada em Rondonópolis, Miguel Mendes, se o governo de Mato Grosso não tivesse congelado a PMPF do óleo diesel o aumento nas bombas iria variar entre 5% e 6%. “O governo de Mato Grosso já sinalizou novas reuniões, inclusive com as tradings. Com as tradings será solicitado que elas respeitem o preço mínimo da Portaria nº 244/2014 até o final ano. Elas respeitando a lista os empresários e caminhoneiros encerram a paralisação em Mato Grosso”.

Dez cidades em Mato Grosso

Hoje, em Mato Grosso, de acordo com o empresário e um dos porta-vozes dos transportadores (empresários e caminhoneiros) Gilson Baitaca, estão com pontos de manifestos 10 cidades: Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Diamantino, Tangará da Serra, Alto Araguaia, Tapurah, Cuiabá e Rondonópolis. Jaciara, segundo informações obtidas pela reportagem do Agro Olhar, está com trânsito normal de caminhões.

“O movimento é para todos do setor. Do autônomo ao frotista, ao caminhoneiro. Como não há um comando geral não há como sabermos onde haverão novos pontos de manifestos”, pontuou Baitaca.

No Brasil são oito Estados em protesto. Em alguns, como em Santa Catarina, há informações de desabastecimento de combustível e alimentos. No caso do combustível onde começa a faltar a prioridade está em abastecer ambulâncias e órgãos do governo, como viaturas policiais.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet