Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Geral

desenvolvimento

Empresários de Chapada dos Guimarães apresentam sugestões de melhorias para o turismo de Mato Grosso ao governo

Foto: Lauristela Guimarães

Empresários de Chapada dos Guimarães apresentam sugestões de melhorias para o turismo de Mato Grosso ao governo
Representantes do setor do turismo de Chapada dos Guimarães apresentaram ao Governo de Mato Grosso sugestões que visam o desenvolvimento do turismo no Estado. Segundo do governo do Estado, projetos já são trabalhados voltados para Chapada dos Guimarães, Pantanal e Região do Araguaia. Ao todo 20 itens de melhorias foram apresentados pelo segmento, incluindo a reabertura do Complexo Salgadeira e Véu de Noiva em Chapada dos Guimarães e a revitalização da Transpantaneira em Poconé.

A reunião entre representantes do turismo mato-grossense ocorreu na manhã desta sexta-feira (13) na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), com as presenças do secretário Seneri Paludo e do secretário-adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro.

Leia mais:
MT-343 será reconstruída entre Cáceres e Tangará da Serra
Agricultura Familiar de Mato Grosso busca R$ 12 mi com Ministérios da Agricultura e Pesca

A pauta de demandas da Associação Pró-Desenvolvimento de Chapada dos Guimarães (Aprodec), para fomentar o desenvolvimento do turismo em Mato Grosso, constam ainda as revitalizações da MT-060, MT-251, a elaboração de projetos de pontes, conclusão do Memorial Marechal Rondon, pavimentação da MT-402 (Coxipó do Ouro), entre outros.

Conforme o presidente da Aprodec, Cacildo Garcia Macedo Júnior, o objetivo da reunião era discutir o desenvolvimento do turismo em Chapada dos Guimarães, mas as sugestões da Associação englobaram ainda o Pantanal, Poconé e Cuiabá. "As sugestões são para evoluir o turismo de Mato Grosso. das 20 demandas, a Sedec nos revelou que aproximadamente 60% possuem autorização para liberação de recursos por parte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)", comentou o presidente da Aprodec em entrevista ao Agro Olhar.

As sugestões apresentadas, de acordo com a Sedec-MT, vem ao encontro com alguns projetos já mapeados pela Secretaria e que serão levados adiante com recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodestur).

O secretário da Sedec-MT, Seneri Paludo, salientou no encontro que a construção de 31 pontes de concreto localizadas na Transpantaneira já está definida, assim como a pavimentação da MT-060 e MT-020. Paludo ressaltou que o governo aguarda somente a liberação dos recursos por parte do BNDES, que é o agente financeiro do Prodestur, para as obras começarem.

“Já temos pontos de sucesso como a Chapada, Pantanal e as praias do Araguaia, mas é preciso fazer muito, e neste setor econômico o potencial de investimento é gigantesco. Queremos estabelecer uma política de fomento e promoção para atrair turistas, mas também trazer novos investimentos da cadeia de serviços que forma o trade turístico”, declarou o secretário da Sedec-MT.

Conforme o secretário-adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, as obras referentes ao Portão do Inferno, em Chapada dos Guimarães, estão sendo tratadas junto ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ambiental do governo federal. Nigro frisou ainda que a obra da portaria da Cachoeira Véu de Noiva será retomada e a previsão é de em cinco meses estar finalizada.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet