Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

PRIMEIRA ETAPA

Vacinação contra a brucelose em bezerras segue até dia 30 de junho

Foto: Reprodução/Internet

Vacinação contra a brucelose em bezerras segue até dia 30 de junho
Bezerras entre três e oito meses devem ser vacinadas contra a brucelose até o dia 30 de junho. Em Mato Grosso aproximadamente 1,3 milhão de cabeças de fêmeas nesta faixa etária deverão ser imunizadas contra a doença.

A vacinação contra a brucelose é semestral, sendo a primeira etapa ocorrendo entre 1º de janeiro e 30 de junho e a segunda etapa entre 1º de julho e 31 de dezembro.

As fêmeas devem ser vacinadas com a vacina B19 em dose única, porém em propriedades de áreas inundáveis do Baixo Pantanal tal vacina é opcional, podendo ser aplica a vacina RB51 em fêmeas acima de oito meses em dose única (exceto fêmeas gestantes).

Leia mais:
Vacinação contra a brucelose em bezerras vai até dia 31 de dezembro
Mato Grosso tem 189 fazendas selecionadas para estudo sobre a aftosa na zona livre

Conforme o analista de Pecuária da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rafael Linhares, a vacina garante a saúde animal do rebanho, uma vez que "o tratamento não é recomendado e os animais positivos (doença confirmada) são sacrificados".

A Famato pontua que os produtores possuem prazo até 10 de julho para comunicar ao Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) a imunização das bezerras.

O pecuarista que não imunizar seu rebanho poderá ser autuado em 2,25 Unidade de Padrão Fiscal (UPF). Hoje, uma UPF equivale a R$ 108,98. Além disso, a propriedade pode ficar impedida de transitar com bovinos e bubalinos machos e fêmeas de qualquer idade, categoria ou finalidade.

Os pecuaristas ainda devem fazer uma marcação de "V5" na face do animal imunizado, no lado esquerdo, indicando a vacinação da brucelose com o "V" e o ano em que foi aplicado com o "5", visto se estar em 2015.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet