Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

ÚLTIMOS DIAS

Vacinação contra a aftosa termina no domingo em Mato Grosso

Foto: Reprodução/Internet

Vacinação contra a aftosa termina no domingo em Mato Grosso
Os pecuaristas de Mato Grosso devem ficar atentos quanto ao prazo de vacinação contra a febre aftosa que encerra no próximo domingo (30). Mato Grosso deverá imunizar nesta etapa aproximadamente 28,5 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos, o equivalente a 19% da meta nacional de 150 milhões de cabeças.

A estimativa é que sejam gastos nesta etapa, em que 100% do rebanho de bovinos e bubalinos, ou seja, de mamando a caducando, deverá ser vacinado, é de R$ 42,6 milhões.

Os pecuaristas de Mato Grosso possuem até o dia 10 de dezembro a realização da imunização de seus rebanhos ao Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT).

Leia mais
Pantanal terá maior tempo para vacinação contra aftosa
Mato Grosso deverá ser imunizar 19% da meta nacional nesta etapa

Como o Agro Olhar já comentou, Mato Grosso está livre da febre aftosa há 18 anos, tanto que hoje é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como território livre da doença com vacinação.

A multa para o pecuarista que deixar de cumprir com o calendário de vacinação é de R$ 240,97 por cabeça.

De acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), foram doados pelo Fundo Emergencial de Saúde Animal de Mato Grosso (Fesa-MT) 120 mil doses de vacina contra a febre aftosa para a Bolívia para que o país vizinho realize a imunização do gado na faixa de fronteira com o Brasil. O Fesa ainda encaminho à Bolívia 15 kits de vacinação para ações de educação sanitária realizadas pelo Indea na fronteira do Brasil com a Bolívia.

Pantanal

Na região do Pantanal a imunização contra a aftosa segue até o dia 15 de dezembro, data está também para a comunicação da região no Indea-MT.

Conforme a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), o Pantanal mato-grossense conta com aproximadamente 2 milhões de cabeças de gado, cerca de 7% do rebanho bovino do Estado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet