Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Economia

Valorização do frango brasileiro no mercado externo é maior que a dos EUA

Comparativamente a 2000, por exemplo, o preço médio brasileiro foi 117% superior, apresentando uma diferença, a mais, de quase 14 pontos percentuais em relação ao produto dos EUA, que fechou 2014 com um ganho pouco superior a 103%.

Mas já houve momentos melhores. Como em 2011, quando o ganho brasileiro em relação a 2000 superou a casa dos 133%. Para os EUA a maior valorização ocorreu em 2013, ocasião em que o preço médio alcançado foi perto de 108% superior ao de 2000.

Em 2000, o preço médio do Brasil (cujas exportações são mais diversificadas que a dos EUA) registrava diferença de 50% em relação ao produto dos EUA (cujas vendas externas se concentram na coxa/sobrecoxa).

Entre 2002 e 2004 essa diferença caiu, chegando a um mínimo de 36% (2004). Mas a partir daí ela se acentua, a ponto de alcançar 90% (ou seja: quase o dobro do preço) em 2008. Foi quando veio a crise econômica e os preços brasileiros sofreram forte refluxo.

Com a recuperação observada no biênio 2010-2011 o diferencial do Brasil voltou a subir, aproximando-se dos 82%. Mas no último triênio (2012/2014) apresentou diferença média de 60%.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet