Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

1º de OUTUBRO

Vazio sanitário do algodão começa em Mato Grosso

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Vazio sanitário do algodão começa em Mato Grosso
A partir desta quarta-feira, 1º de outubro, está proibida a existência de plantas e restos culturais de algodão nas lavouras de Mato Grosso. O período do vazio sanitário na cotonicultura deveria ter entrado em vigor no dia 15 de setembro, contudo em decorrência a atrasos na colheita o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) prorrogou o prazo para as eliminações na área rural e urbana.

A colheita nos 645 mil hectares destinados a cultura na safra 2013/2014 encerrou na semana passada em Mato Grosso. O atraso na colheita, em relação ao ciclo 2012/2013, foi decorrente a problemas verificados desde o plantio, como a excessividade de chuvas tanto no período de semeadura quanto na colheita.

Leia também
Atraso na colheita leva a prorrogação do início do vazio sanitário do algodão
Algodão negociado no Pepro equivale a 97,3% da produção que não havia sido negociada

Conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), apesar dos interperes climáticos a produtividade da safra 2013/2014 encerrou com variação positiva de 1,37% no comparativo com a safra 2012/2013.

"A estimativa da produtividade referente à safra 13/14 encerrou a última semana em 263,33 @/ha, apresentando variação positiva de 1,37% comparado ao mesmo período da safra 12/13, que foi de 259,76@/ha, voltando as atenções à qualidade da fibra, que sofreu com as chuvas após a abertura das maçãs, causando casos pontuais de diminuição do brilho e aumento de impurezas”, declara o Imea em seu boletim semanal do algodão.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet