Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

29 milhões de toneladas

Venda de fertilizantes aumenta 5% em 2013 e Mato Grosso lidera compras

No período de janeiro a novembro deste ano, o agronegócio mato-grossense adquiriu com 5,187 milhões de toneladas, o que corresponde a 17.8% do país

Foto: Ilustração

MT comprou 17.8% dos fertilizantes usados no país

MT comprou 17.8% dos fertilizantes usados no país

As vendas de fertilizantes no Brasil atingiram 29.1 milhões de toneladas, entre janeiro e novembro de 2013, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira, pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda). O volume é 5.2% maior em relação a idêntico período do ano anterior, quando foram negociadas 27.7 mi/t.

Do montante entregue aos produtores rurais, 20.1 milhões de toneladas foram importadas e 8.6 mi/t são oriundas de produção nacional. A compra de fertilizantes de outros países aumentou 11.7% no período analisado, enquanto que a fabricação no Brasil caiu 3.9%.

No cálculo mensal, a quantidade vendida em novembro, no mercado brasileiro, totalizou 2,849 milhões de toneladas, aumento de 2,2% sobre igual mês de 2012. As vendas de novembro caíram em relação aos últimos quatro meses, quando a média de comercialização foi de 3.6 mi/t.

De acordo com a Anda, Mato Grosso continua liderando o consumo dos produtos. No período de janeiro a novembro deste ano, o agronegócio mato-grossense adquiriu com 5,187 milhões de toneladas, o que corresponde a 17.8% do país. O Estado Mato Grosso é o maior produtor de grãos brasileiro, com uma produção que corresponde a 24% da safra nacional, incluindo soja, milho e algodão.

Recorde de abates de fêmeas em 2013 aumenta preço da vaca parida
MT tem 19 municípios entre os 100 com maior PIB do setor agropecuário; veja lista

Na sequência do ranking dos Estados que mais compraram fertilizantes este ano aparece São Paulo – que é o maior produtor de cana de açúcar do país - com 3,9 mi/t, e Rio Grande do Sul – terceiro maior produtor de soja e campeão na produção de arroz - com 3,7 mi/t.

A estimativa da Anda é que o ano de 2013 feche com vendas acima de 30 milhões de toneladas em âmbito nacional.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet