Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

locomotiva da economia

Agronegócio conseguirá atravessar período de crise do país, afirma setor na Parecis SuperAgro

Foto: ZF Press

O agronegócio é a

O agronegócio é a "locomotiva" da economia nacional, diz presidente do Sindicato Rural de Campo Novo dos Parecis, Giovana Velke

A afirmação de que o agronegócio conseguirá atravessar a crise econômica pela qual o Brasil passa desde o ano passado foi unanime entre representantes do setor produtivo na abertura da 9ª edição da Parecis SuperAgro, em Campo Novo dos Parecis. O evento, que ocorre no Parque de Exposição Odenir Ortolan, tem como expectativa movimentar R$ 150 milhões em negócios.

A Parecis SuperAgro teve início no domingo, 10 de abril, com a comercialização de aproximadamente duas mil cabeças de gado, por meio de leilão, e contou na manhã desta segunda-feira, 11, com palestra do deputado federal do Rio de Janeiro, Jair Bolsonaro.

Leia mais:
Mais de 2 mil cabeças de gado são vendidas na Parecis SuperAgro

Durante a abertura oficial, a presidente do Sindicato Rural de Campo Novo dos Parecis, Giovana Velke, destacou que a conjuntura econômica e política do Brasil não é das melhores, mas que no evento as perspectivas são de melhoras. "A Parecis SuperAgro 2016 superou todas as suas expectativas. Batemos nossa meta de expositores", comentou Velke na abertura da feira.

Segundo Giovana Velke, há anos o agronegócio vem mostrando que é a principal "locomotiva" da economia brasileira. O andar contrário ao restante da economia nacional é verificado no Produto Interno Brasileiro (PIB) que em 2015 recuou 3,8%, enquanto da agropecuária cresceu 1,8%.

O prefeito de Campo Novo dos Parecis, Mauro Valter Berft, salientou que investir em conhecimento é importante para o processo de evolução do agronegócio.

Unir forças

Conforme o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, o setor produtivo, em especial o mato-grossense, precisa unir forças para vencer o momento de crise. Prado ressaltou, ainda, que o setor não pode aceitar a incitação para invasão de terras produtivas.

A programação segue na terça-feira, 12, às 9h, com o painel "Novos Caminhos para Mato Grosso" mediado pelo jornalista Heraldo Pereira, que conta com a presença governador Pedro Taques; do vice-governador Carlos Fávaro; dos senadores Blairo Maggi e José Medeiros; e os deputados federais Adilton Sachetti e Nilson Leitão.

Já no dia 13, às 15h, haverá a palestra "Como Construir uma Tropa de Elite", com o ex-capitão do Bope, Paulo Storani.

A feira conta com o apoio do Governo de Mato Grosso. De acordo com o secretário adjunto de Agricultura da Sedec, Alexandre Possebon, "A temática da feira vai ao encontro das políticas construídas pela Sedec visando o desenvolvimento da agropecuária em Mato Grosso".
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet