Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Economia

bilateral

Brasil busca aproximação com Reino Unido que se prepara para deixar Bloco Europeu

Brasil busca aproximação com Reino Unido que se prepara para deixar Bloco Europeu
No momento em que o Reino Unido se preparar para deixar o bloco econômico da comunidade européia, o Brasil busca aproximação que garanta o comércio bilateral de produtos agropecuários. Com isso em mente, o secretário-executivo do Ministério da Agricultura Eumar Novacki realizou audiência com a ministra Coffey do Reino Unido e enfatizou o compromisso da agricultura e pecuária brasileira com a segurança alimentar, ou seja suprir o mundo com alimentos de qualidade e produzidos com sustentabilidade.

Leia também:
Novacki destaca sustentabilidade ambiental do setor produtivo brasileiro em rodada de negócios em Londres

Ainda na reunião, Novacki destacou em especial, a contribuição do setor agropecuário brasileiro para mitigação das mudanças climáticas, a preservação da biodiversidade e da água. Ele, no entanto, cobrou que esse esforço brasileiro seja reconhecido, primeiro fazendo com que os produtos brasileiros tenham preferência pelo mercado internacional.

Novackki ainda solicita que haja um esforço dos fundos monetários internacionais para que seja disponibilizado recurso financeiros que estimulem a produção agrícola sustentável, como o plano ABC, que integra floresta, lavoura e pecuária e é também de baixo carbono.

Por fim, reconheceu a iniciativa apoiada pelo governo britânico de se criar os títulos verdes, como forma de financiar projetos de desenvolvimento sustentável. A ministra reforçou que o governo britânico apoiará com recursos financeiros iniciativas de desenvolvimento sustentável e que o Brasil tem grande potencial.

Na oportunidade, foi reiterada a necessidade do fortalecimento do intercâmbio e da troca de experiências científicas e tecnológicas dos centros de pesquisas ingleses com a Embrapa, o que interessa para ambos os países.

Em relação às questões comerciais, Novacki demonstrou a expectativa de estreitar a relação com o Reino Unido, tendo em vista a saída britânica da União Europeia (Brexit), propondo uma preferencial comercial com o Brasil, contemplando a agropecuária brasileira.

O Reino Unido é um mercado potencial de mais de 500 milhões de dólares, o que auxiliaria na meta estabelecida pelo ministro Blairo Maggi de passar de 7 para 10% da participação no comércio internacional de produtos agropecuários em cinco anos.

Temas sensíveis, como o comércio de carne bovina devem entrar na pauta de discussões, mas foi reforçada a necessidade de diálogo franco. "O mercado é uma via de mão dupla" afirmou Eumar Novacki. "Se queremos abrir novos mercados temos que nos dispor também a abrir o mercado brasileiro".

Na revista veja da última semana o presidente peruano disse também apostar na estratégia de abertura de mercado internacional, o que acredita ser fundamental para economia de qualquer país e para quem a abertura do mercado interno também beneficia o consumidor, pois acaba forçando o produtor nacional a oferecer produtos com melhor qualidade e mais barato.

"Ao atingir a meta estabelecida pelo ministro Blairo Maggi, teremos mais 30 bilhões de dólares circulando na economia brasileira, gerando novos postos de emprego, renda e qualidade de vida do nosso povo, aí está a importância de se buscar novos mercados" disse Eumar Novacki.

O Ministério da Agricultura traçou uma estratégia ambiciosa para chegar em 5 anos a 10% do mercado internacional, que conta com respaldo do presidente da república Michel Temer. O plano agro+ lançado no Palácio do Planalto, que visa modernizar e desburocratizar as ações do ministério, conta com envolvimento do setor agrícola.

A ministra foi convidada a conhecer o sistema produtivo brasileiro e garantiu que irá tentar uma visita já no próximo ano. "Hoje foi um marco importante para aproximação do Brasil e Reino Unido", reforçou a ministra Coffey.

Encontros na embaixada

O secretário-executivo do Ministério da Agricultura Eumar Novacki também esteve reunido na embaixada do Brasil no Reino Unido, com o presidente da organização internacional do açúcar José Orive, com o presidente da organização internacional do café Roberio Silva, e com o embaixador representante junto às organizações internacionais Hermano Ribeiro, para traçar novas estratégias de abertura de novos mercados. As informações são da assessoria de imprensa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet