Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

qualidade

Carne bovina com selo do Imac começa a ser vendida em fevereiro no Brasil em parceria com Carrefour

Foto: Meneguini/Gcom-MT

Carne bovina com selo do Imac começa a ser vendida em fevereiro no Brasil em parceria com Carrefour
A partir de fevereiro os brasileiros encontrarão carne mato-grossense nas prateleiras dos supermercados com o selo de qualidade do Instituto Mato-grossense de Carnes (Imac). Além da carne, o instituto também conta com a certificação do pescado de água doce.

O Imac é o primeiro instituto da carne do Brasil e é responsável por definir os critérios para atestar a qualidade da carne produzida no Estado, através do selo "Carne de Mato Grosso". No mundo o Instituto Mato-grossense é o sexto.

O Instituto, criado em março deste ano, possui quatro pilares de atuação: padronização e tipificação da carcaça; promoção e marketing da carne; orientação ao consumidor e ajudar na criação de produtos; garantia de origem da carne e sistema de balança.

Leia mais:
Carrefour lança em Mato Grosso plataforma de controle de carne bovina livre de desmatamento

O Imac foi instituído por meio da Lei n° 10.370/2016 e é formatado no exemplo do Instituto Nacional de Carnes do Uruguai (Inac). A ideia de implementar em Mato Grosso partiu do governador Pedro Taques, durante viagem ao Uruguai em outubro de 2015.

Hoje, Mato Grosso possui um rebanho de aproximadamente 29 milhões de cabeças de gado e é líder em abates, levando cerca de 5 milhões de cabeças ao ano para as indústrias frigoríficas.

Atualmente, no Estado 22 plantas frigoríficas de processamento de carne bovina estão em atividade de um total de 40.

A informação de que a carne chegará à casa dos consumidores brasileiros com o selo de qualidade do Imac a partir de fevereiro é do Governo de Mato Grosso. O governador Pedro Taques e o presidente do Imac, Luciano Vaccari, estiveram reunidos na tarde de quinta-feira, 1º de dezembro, com representantes do Grupo Carrefour. O encontro visou a consolidação da parceria entre o Estado e o Grupo.

Conforme o Poder Executivo, desde o final de 2015 o Governo, através do Imac, é parceiro da iniciativa do Carrefour que visa o controle e a rastreabilidade sobre a compra de carne bovina.

Mato Grosso é conhecido mundialmente por ter o maior rebanho comercial do Brasil com mais de 29 milhões de cabeças de gado. O presidente do Imac, Luciano Vaccari, afirma que "queremos ser reconhecidos como estado que produz a melhor carne do Brasil. Para isso, precisamos ter uma carne com garantia de origem, respeito às boas práticas de produção e responsabilidade social”.

Vaccari salienta, ainda, que a parceria com o Grupo Carrefour é fundamental para o desenvolvimento da agropecuária mato-grossense.

"Estamos desenvolvendo todo um comportamento comercial graças a parceiras com os grandes frigoríficos e as grandes lojas de varejo. Isto é fundamental para o Estado. Todo mundo tem a ganhar com isso, os produtores, a indústria frigorifica e o estado de Mato Grosso”, revela o presidente do Imac.

Durante a reunião o diretor de sustentabilidade do Grupo carrefour, Paulo Pianez, declarou que toda a filosofia da empresa vai ao encontro do Programa ‘Produzir, Conversar e Incluir (PCI)’. O Imac é uma iniciativa, conforme o Governo de Mato Grosso, que soma às propostas apresentadas pelo Governo na Conferência do Clima (COP 21).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet