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Quinta-feira, 28 de março de 2024

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Comércio em Cuiabá vê o Natal como saída do vermelho; vendas estão em queda em 2015 veja fotos

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Comércio em Cuiabá vê o Natal como saída do vermelho; vendas estão em queda em 2015 veja fotos
Algumas lojas em Cuiabá, mais precisamente as de armarinho e decoração, já começam a puxar para frente do comércio os artigos de decoração para o Natal. Algumas por tradição de iniciar as vendas em outubro, enquanto outras como uma alternativa para alavancar as vendas que estão em baixa. A expectativa dos lojistas é de estabilidade em 2015 em relação a 2014. Artigos natalinos, como as bolinhas para árvore, partem de R$ 3,99 chegando a mais de R$ 1,8 mil no caso de uma árvore de 2,10 metros.

Os lojistas acreditam que o Natal possa dar um fôlego ao comércio, tendo-se em vista o espírito que traz de confraternização.

As vendas no comércio varejista em Mato Grosso caíram 6,8% em 2015 no comparativo com o ano passado. O resultado é o terceiro pior do Brasil, no acumulado do ano até agosto. Mato Grosso fica atrás apenas de Goiás com 9,2% de recuo e a Paraíba com 7,8%. Como o Agro Olhar comentou recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o "freio" do consumo em Mato Grosso proporcionou ainda um decréscimo de 3,7% no volume de vendas do comércio varejista no acumulado de 12 meses. Agosto teve 8,9% de recuo ante o mês em 2014.

Leia mais:
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Segundo estimativas da Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio-MT), apontadas pelo presidente da entidade Hermes Martins da Cunha, o setor espera um crescimento de 3% nas vendas neste final de ano, frente 2014, analisando-se o comportamento do mercado em 2015.

As vendas em 2015, principalmente nos últimos dois meses, estão abaixo do costume para época, porém, conforme o gerente da Casa das Linhas, Albano Bezerra, “dezembro o consumidor é incentivado pelo espírito natalino e de confraternização”, o que pode impulsionar o mercado. “O Natal pode melhorar o fôlego do comércio. Esperamos o mesmo resultado do ano passado, ou seja, estabilidade”, comenta ela que gerência a loja de armarinhos e já conta com artigos de decoração para o Natal à venda.

Questionado sobre o comportamento dos consumidores quanto à crise econômica, Albano Bezerra pontua que de fato ela existe. “Acredito que haja mudança por parte do consumidor, mas a crise existe. O setor está vendendo abaixo da meta no ano. Mas, possui esperança no final do ano. Em 2014 tinha-se outro espírito, porque não se tinha essa crise e o consumidor não tinha esse medo que possui hoje”.

Dólar

Os constantes aumentos do dólar não devem atrapalhar as vendas. O planejamento das compras ainda em março dos artigos de decoração importados, quando a moeda norte-americana estava na casa dos R$ 2,89 e R$ 3,18, possibilitou que os aumentos não fossem repassados ao consumidor. “Compramos em março os artigos natalinos. O dólar ainda estava em baixa. Esse planejamento auxilia a não precisar repassar ao consumidor a alta da moeda”, afirma Albano Bezerra, destacando que 90% dos artigos de decoração são importados.

As árvores de Natal partem de R$ 19,80 a mais de R$ 1,8 mil. Já os piscas a partir R$ 6,90 o comum, R$ 16,90 LED (com 100 lâmpadas) e R$ 80 a cortina de piscas. Festão parte de R$ 2,90, bolas R$ 3,99 o pacote, Papai Noel a partir de R$ 4,99 é possível encontrar.

Outubro é mais empresas

As vendas de artigos natalinos no mês de outubro é mais voltado para empresas, enquanto o consumidor comum começa a surgir em novembro. Quem também já busca as decorações são lojistas e consumidores do interior, que representam 30% das vendas.
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