Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Economia

para seguir no mercado

Crise econômica e exigências dos clientes levam empresários a abusar da criatividade no setor de bares

Crise econômica e exigências dos clientes levam empresários a abusar da criatividade no setor de bares
O movimento nos bares e restaurantes em Mato Grosso tem se apresentado tímido, com diminuição gradativa, diante a recessão econômica que perdura há cerca de dois anos, evitando desta forma que o setor fosse pego de surpresa. O momento da economia, somado a crescente exigência dos consumidores e as novas tendências, está levando os empresários a abusar da criatividade e empreendedorismo na busca de manter o seu espaço no mercado.

Hoje, o setor de bares e restaurantes possui certa relevância no comércio mato-grossense, tanto que também sente os reflexos da recessão.

Leia mais:
Cuiabá sobe quatro posições e é a 24ª cidade com ambientes mais empreendedores do país

“A crise economia, que em sua essência, faz com que o considerado 'supérfluo' seja banido do orçamento em detrimento do aumento das despesas básicas e indispensáveis, afetou o movimento no setor, mas também é preciso destacar que o consumidor, ainda que esteja mais contido, preza pelo entretenimento, e tem se esforçado para manter seu momento de descontração”, afirma o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Mato Grosso (SHRBS-MT), Eduardo Magalhães.

Conforme Magalhães, a crise econômica, somada as novas tendências, a exigência dos clientes e um mercado de vasta concorrência tem permitido que os empresários "abusem da criatividade e empreendedorismo na busca incessante do seu espaço no mercado, predominando, dessa forma, cada vez mais ambientes e serviços de qualidade, com preços competitivos".

É possível constatar a realização não apenas de promoções para atrair a clientela, mas também de eventos alusivos a algumas datas comemorativas, como o Halloween, inovações nos cardápios  e serviços de delivery. Alguns estabelecimento, como é o caso dos bares, já chegaram a oferecer serviço de transporte para levar os clientes para casa com o intuito de garantir a segurança e bem-estar dos mesmos.

Ao Agro Olhar, Magalhães pontua ainda que o "setor de bares e restaurantes tem trabalhado incessantemente, com os mecanismos que têm a disposição, para preservar a satisfação do consumidor, já tão sobrecarregado, nos seus momentos de lazer e entretenimento".

Novos estabelecimentos

Diversos estabelecimentos abriram na Grande Cuiabá nos últimos meses, incluindo os Foods Park Coloiado e Manacá em Cuiabá e o Food Park Aeroporto em Várzea Grande. O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Mato Grosso afirma que há espaço para todos uma vez que há "procure por inovação e tem quem procure por tradição".

Nos últimos anos viu-se uma explosão de pizzarias, estabelecimentos focados em comida mexicana, churrascaria, comida japonesa e hambúrguer caseiro seguindo uma tendência nacional, assim como é o caso das paletas mexicanas. Tais variedades do setor alimentício observa Magalhães tiveram o seu momento no mercado mato-grossense, tanto que alguns, adiante adaptação ao mercado, permanecem em plena atividade.

O presidente afirma que a "moda do momento" segue hoje com os food trucks e que com eles não será diferente nas tendências passadas. "Esses empresários devem aproveitar o momento de grande visibilidade para captar seus clientes, fideliza-los, e convencer aos demais de que esse modelo de negócio tem suas vantagens. O empreendedorismo sempre esteve muito presente no setor de bares e restaurantes de Mato Grosso, a vinda dos food parks e food trucks é apenas mais uma prova disso".

Magalhães acredita que em breve Mato Grosso, e principalmente a Grande Cuiabá, deverá receber padarias aos moldes das que existem em São Paulo, onde a operação é um mix de padaria, loja de conveniência e restaurante self-service, seguindo o forte empreendedorismo dos mato-grossenses.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet