Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política

investidores estrangeiros

Em Nova York, Taques diz que MT tem vocação para o agronegócio e apresenta ambiente negocial

Em Nova York, Taques diz que MT tem vocação para o agronegócio e apresenta ambiente negocial
O governador Pedro Taques (PSDB) defendeu o potencial de Mato Grosso para um grupo de 150 empresários e representantes de fundos de investimentos norte-americanos e de grandes companhias estrangeiras e brasileiras, nesta quarta-feira (18), durante o evento Lide Business Breakfast, em Nova York. Ele afirmou que a vocação de Mato Grosso é o agronegócio e se diferencia dos outros estados brasileiros pela capacidade de produção de alimentos.

Leia mais:
Fávaro vai a Brasília e se reúne com ministros Maggi e Sarney Filho para pedir ajuda para MT

“Nossa capacidade de produzir tem a ver com a necessidade do mundo se alimentar. Mato Grosso é vocacionado para o agronegócio. O estado produz hoje 27% das 200 milhões de toneladas que o Brasil produz. Mas temos a capacidade de ampliar para 80 milhões de toneladas, ou cerca de 47% da produção nacional”, afirmou. Segundo ele, Mato Grosso tem 60% do seu território preservado e a possibilidade de usar outros 16 milhões de hectares para produzir sem desmatar.

Taques apresentou detalhes do trabalho do Governo de Mato Grosso na criação de ambiente negocial propício para receber novos investimentos, como as reformas tributária e administrativa, e redução do gasto com a máquina pública.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, afirmou que o Estado se tornou referência no agronegócio tanto pela extensão territorial quanto por questões climáticas, o que permite maximizar a produção primária. “Agora Mato Grosso está passando pelo processo de dar o segundo passo, que é o de ampliar a base industrial. E é no Estado onde estão as grandes potencialidades na agroindústria, nas atividades de base florestal, mineral, turismo e geração de energia renovável”.

“É nos Estados Unidos que estão concentrados os maiores bancos e fundos de investimentos, então a nossa estratégia é mostrar para o mercado financeiro as boas oportunidades de investimentos que existem em Mato Grosso”, completou.
Essa é a terceira viagem internacional de Pedro Taques focada na busca de investimentos. A primeira foi a Nova York, no mesmo evento, em abril de 2015, e a segunda para Abu Dhabi, em fevereiro de 2016. A Lide Business Breakfast é organizada pelo empresário João Doria Junior, que é pré-candidato a prefeito de São Paulo pelo PSDB.

A apresentação de Mato Grosso no evento também foi acompanhada pelo governador de Goiás, Marconi Perillo. Além disso, acompanham Taques na viagem o presidente do Sistema Famato, Rui Prado; o presidente da Fiemt, Jandir Milan; o diretor da Fecomércio, Aldo Pascoli Romani e o representante da Ampa, Alexandre de Marco.

O evento em Nova Iorque contou com representantes de grandes empresas como o banco BTG Pactual, Bank of America Merrill Lynch, Banco Máxima, Deutsche Bank, ADM, AS/COA, Bacc, Biosul, Cambici, Case Americas, CBC Empreendimentos, CDN, Cervera Real State Inc, Citrus Products Inc, Queiroz Galvão Engenharia, Coobo, Cosan, Grupo São Martinho, Dumonde Travel, Editora 3, EPC Construções, FGV Projetos, Forbes, Griagil, Fundo Amerra, Fundo Pegasus, General Eletronic, Global Capital Access, Llorent & Cuenca, Luxury Real Estate Broker, Macquarie Brasil, Marfrig, Maringá Turismo, Natura, Multiplus, Odebrecht Agroindustrial, Riachuelo, JP Morgan, Keystone Foods, Grupo Maubisa, KGN Consulting Company, Sigla, Siamig, Stefanini int Solution, The Word School, TMG, Total Energia, Vital Commodities, Wtorre entre outras. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet