Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Energia

procon estadual

Energia lidera ranking de reclamações em Mato Grosso, mas apresenta recuo de 59% no ano

Foto: Assessoria Energisa

Energia lidera ranking de reclamações em Mato Grosso, mas apresenta recuo de 59% no ano
A energia elétrica liderou o ranking de atendimentos no Procon Estadual em setembro. Dos 1.696 registros no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), a energia somou 281 reclamações. O número é 59% inferior aos 683 atendimentos no serviço em janeiro.

Ao todo o Procon Estadual somou em setembro 2.411 atendimentos, dos quais 1.696 registros foram por meio do Sindec e outros 715 através do atendimento online.

No Sindec, o setor de "Serviços Essenciais" é o campeão de reclamações com 803 registros, dos quais a energia elétrica teve 281 reclamações, seguido por água e esgoto com 265 e telefonia celular com 161 reclamações.

Leia mais:
Energisa investe R$ 36 mi em linhão e subestação em Tapurah

Ao se comparar com o número de reclamações em 2015 no mês de setembro para o serviço de energia elétrica há um decréscimo de 11,5%. O coordenador de Gestão da Reclamação da Energisa Mato Grosso, Edisandro Azevedo, afirma que a redução dos atendimentos do Procon Estadual quanto a energia elétrica é decorrente das ações desempenhadas pela distribuidora nos últimos meses para proporcionar uma melhor qualidade no fornecimento de energia, atendimento e do tratamento das reclamações.

De acordo com Azevedo, é comum, inclusive, entre os meses de agosto e outubro haver um incremento no consumo de energia, principalmente em residências, tendo-se em vista as altas temperaturas e chega a levar os clientes a reclamarem.

“É um período difícil, no qual a mudança de hábitos é fundamental, porque equipamentos como geladeira, freezer e ar condicionado consomem mais, mesmo que fiquem ligados pelo mesmo período que nos meses mais frescos. Por isso estamos sendo transparentes e fazendo esse alerta. Já enviamos material informativo junto à conta de energia de grande parte dos nossos clientes, alertando para essa variação de consumo e vamos falar disso em todas as oportunidades", pontua o coordenador de Gestão da Reclamação da Energisa Mato Grosso.

No que diz respeito às reclamações encaminhadas pelo Procon à distribuidora de energia, Edisandro revela que todas são avaliadas e que cerca de 90% continuam sendo consideradas improcedentes, ou seja, tratam-se, por exemplo, de reclamações relacionadas a dúvidas sobre variação de consumo, nos casos em que a análise de histórico, vistoria ou nova leitura confirmam a medição realizada.

Assuntos financeiros é vice-líder, observa Procon

O ranking do Procon Estadual tem como vice-líder o setor de "Assuntos Financeiros" com 318 reclamações, das quais 108 procedimentos ligado a categoria banco comercial, 63 para cartão de crédito e 56 para cartão de loja.

A área de "Produtos" ocupa o terceiro lugar com 250 atendimentos, o setor de "Serviços Privados" 246 registros e "Saúde" 36 reclamações.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet