Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

52ª edição

Expoagro tem desafio de tornar Cuiabá a “capital do agronegócio”

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

52ª Expoagro contará com um Circuito Cultura com atrações regionais, além dos shows nacionais com Marília Mendonça, Gusttavo Lima e a dupla Maiara e Maraísa

52ª Expoagro contará com um Circuito Cultura com atrações regionais, além dos shows nacionais com Marília Mendonça, Gusttavo Lima e a dupla Maiara e Maraísa

A 52ª Expoagro tem como um de seus desafios tornar Cuiabá a “capital do agronegócio” e não apenas a “capital do Estado do agronegócio”. Com a temática “Inovadora”, a feira agropecuária de Cuiabá ocorrerá entre os dias 02 e 10 de julho e terá como foco a qualidade, a troca de experiências e informações, além da união entre a população da área urbana e rural. Expectativa é gerar R$ 30 milhões em movimentação financeira.

A grande novidade, como o Agro Olhar comentou recentemente, é o Fórum das Cadeias Produtivas, onde mais de 50 cursos e palestras gratuitos voltados para o pequeno, médio e grande produtor poderão ser conferidos sobre os temas sojicultora e milhocultura, bovinocultura de corte, piscicultura, bovinocultura de leite e olericultura.

Intitulada como “Inovadora”, nesta edição, a feira tem como inspiração as maiores feiras agropecuárias do Brasil.

Apesar da mudança para algo mais “técnico”, a 52ª Expoagro contará com um Circuito Cultura com atrações regionais, além dos shows nacionais com Marília Mendonça, Gusttavo Lima e a dupla Maiara e Maraísa.

Leia mais:
52ª Expoagro “deixa” entretenimento de lado e foca mais na parte técnica

“Essa mudança de conceito, com enfoque ao agronegócio, qualificação, negócios, acho que é a grande invocação da proposta da Expoagro. Essa é a feira das oportunidades”, comenta o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Ricardo Arruda.

A expectativa para essa edição são de 300 expositores dos mais diversos segmentos, desde animais a maquinários, setores de serviços, entre outros. Segundo Ricardo Arruda, espera-se gerar cerca de R$ 30 milhões em movimentação financeira, incluindo investimento dos expositores, mobilização de pessoas, consumo na praça de alimentação, negócios, leilões (10 de gado de corte e cinco de gado de elite e produção), entre outros.

Conforme o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), José Bernardes, “é preciso muita coragem, após 51 feiras, promover tamanha mudança e quebrar paradigmas. A Expoagro sempre foi tida como uma grande festa popular”. Bernardes afirma, ainda, que o Sindicato Rural teve “coragem de inovar o modelo de feira neste momento pelo qual o país passa (economia e política), pois enxergou ser um momento de oportunidades. A Capital do Estado será consolidada como a Capital do Agronegócio”.

De acordo com Ricardo Arruda, Cuiabá é a “capital do Estado do agronegócio”, porém “sabemos que esse agronegócio pouco está representado aqui na nossa querida baixada cuiabana”. Ele ressalta que todas as questões políticas, econômicas e administrativas estão concentradas em Cuiabá.

“Mais do que isso, hoje os grandes players da agricultura, as grandes empresas estão aqui em Cuiabá. Além disso, o produtor rural, aquele que está localizado no interior, ele tem na capital uma referência de serviços, produtos, entre outros. Então, é isso o que queremos mostrar. Não só Cuiabá como capital do agronegócio, mas de serviços, de produtos e negócios”, salienta Ricardo Arruda.

Parecerias e apoios

A 52ª Expoagro conta com o apoio e parceria do Governo de Mato Grosso e entidades ligadas ao setor produtivo. O secretário-adjunto de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Alexandre Possebon, destacou que a "palavra Inovadora do evento tem muito haver com o momento pelo qual o Governo do Estado passa". Ele comenta que neste ano o Estado está buscando participar de feiras que tenham também perfil técnico e que busquem o desenvolvimento e agregação de valor no campo.

Outro parceiro da Expoagro é o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). O superintendente do Senar-MT, Otávio Celidonio, revela que foram criados eventos exclusivos para a feira, como cursos de capacitação e vitrines.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet