Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

20% para irrigação

FCO Rural terá 40% dos recursos destinados para piscicultura e irrigação

Foto: Manoel Xavier Pedroza Filho/Embrapa Pesca e Aquicultura

FCO Rural terá 40% dos recursos destinados para piscicultura e irrigação
A partir de 2016 os projetos de piscicultura e irrigação serão considerados prioritários na liberação de recursos via Fundo Constitucional do Centro Oeste Rural (FCO Rural). Cada segmento terá destinação de 20% dos recursos. A proposta encaminhada em agosto pelo Conselho de Desenvolvimento Agrícola (CDA) de Mato Grosso foi aprovada recentemente pela Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).

Em 2014 Mato Grosso produziu 60,946 mil toneladas de peixe, o equivalente a 12,8% da produção nacional. O estado ficou na ocasião atrás apenas de Rondônia que produziu 75,023 mil toneladas, conforme o levantamento da Produção da Pecuária Municipal (PPM) 2014, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Leia mais:
Piscicultura pode entrar em rol de prioridades do FCO em 2016

A intenção é fomentar a produção de peixes de água doce em Mato Grosso, de acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

O secretário Seneri Paludo pontua que Mato Grosso possui "grande potencial para aumentar a produção de peixe e um grande nicho de mercado para que o beneficiamento e a industrialização ocorram dentro do Estado, agregando valor à matéria-prima".

Irrigação

Um plano estadual será implantado para promover o desenvolvimento socioeconômico e sustentável das atividades por meio a irrigação. Uma minuta já foi elaborada pela Sedec e parceiros.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet