Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Economia

efeito cascata

Gasolina e etanol podem ter alta com reajuste do óleo diesel

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Gasolina e etanol podem ter alta com reajuste do óleo diesel
A gasolina e o etanol podem sofrer aumento de preços diante o reajuste de 6,1% no preço do litro do óleo diesel nas refinarias. Contudo, segundo afirma o Sindicato de Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Estado de Mato Grosso (Sindipetróleo-MT), tal elevação dependerá das distribuidoras.

O impacto do reajuste no óleo diesel na gasolina e no etanol é decorrente ao transporte destes dois combustíveis, uma vez que este é transporte rodoviário.

Leia mais:
Nova alta no óleo diesel impactará setor do transporte em Mato Grosso; Petrobras elevou em 6,1%

O Sindipetróleo-MT, por meio de sua assessoria de impresa, destacou ainda ser cedo para precisar os impactos que o novo reajuste no óleo diesel trará para o consumidor final da gasolina e do etanol. O Sindicato ainda salientou ser necessário esperar o comportamento das distribuidoras.

Como o Agro Olhar já comentou, a Petrobras anunciou na noite de quinat-feira, 05 de janeiro, que "decidiu elevar o preço do diesel nas refinarias em 6,1%, em média". A estatal afirmou que o "preço da gasolina nas refinarias ficou inalterado".

Essa é a segunda vez que a Petrobras eleva o litro do óleo diesel desde que anunciou uma nova política de preços que vem sendo implantada pela estatal. Essa nova política teve início em outubro e por dois meses seguidos reduziu o preço do óleo diesel nas refinarias em 13,1%, que não foi sentido pelo consumidor final. Em dezembro a estatal voltou a elevar o valor em 9,5%.

"A decisão é explicada principalmente pelo efeito da continuada, embora mais discreta, elevação dos preços do petróleo nos mercados internacionais, pela valorização do real desde a última revisão de preços e por ajustes na nossa competitividade no mercado interno de gasolina e diesel", afirma a Petrobras em nota publicada em seu site.

A previsão é que o óleo diesel para o consumidor suba 3,8% ou cerca de R$ 0,12 por litro em média, caso "o ajuste feito hoje for integralmente repassado e não houver alterações nas demais parcelas que compõem o preço ao consumidor final".
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet