Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Economia

EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO

Maggi crítica protecionismo chinês e afirma que Brasil tem capacidade de suprir demanda mundial de alimentos

Foto: Ministério da Agricultura

Blairo Maggi em seminário em Xangai

Blairo Maggi em seminário em Xangai

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, reclamou do protecionismo do governo Chinês em relação agropecuária brasileira em evento realizado em Xangai, nesta última quinta-feira (1). Blairo está no país asiático junto do presidente Michel Temer (PMDB) por conta da reunião do G20.

Leia mais:
Governo de Mato Grosso pede “socorro” a Maggi para recuperar economia

As críticas as “imposições sem sentido” dos Chineses foi feita durante palestras no Seminário Empresarial de Alto Nível Brasil-China. De acordo com Maggi, o governo Chinês impõe medidas que impossibilitam a expansão do agronegócio brasileiro no mercado mundial.

“Nós temos capacidade de produzir, sabemos como fazer, mas temos restrições, muitas vezes impostas pelos organismos aqui da China. Eles têm colocado algumas imposições, medidas fitossanitárias que não fazem muito sentido, que prejudicam o comércio”, afirmou Maggi durante exposição que contou com a participação de empresários e políticos brasileiros e chineses.

Maggi também reclamou da demora do governo chinês para liberar a habilitação de novas plantas frigoríficas brasileiras. Para Blairo, essas dificuldades impostas pelo país asiático são usadas como “moeda de troca” para impor produtos chineses.

Para o ministro, o Brasil tem condições de atender toda a população brasileira e as demandas mundiais. Maggi revelou que sua meta a frente do Ministério da Agricultura é aumentar a participação brasileira internacionalmente de 6,9% para 10% em um prazo de cinco anos. Para tanto, ele fez um apelo ao presidente Michel Temer para que peça ao presidente da China, Xi Jinping, que abra a possibilidade de ampliar o comércio com o Brasil.

Plano Agro+
Na viagem à China, o presidente Michel Temer se encontrou com Blairo Maggi e elogiou o programa Agro+ lançado pelo Ministério da Agricultura na semana passada. Durante a primeira reunião ministerial, após tomar posse em caráter definitivo como presidente da República, Temer pediu aos demais ministros que façam o mesmo em suas pastas.

A ideia inicial do presidente, no entanto, era de criar um órgão específico para cuidar exclusivamente da desburocratização. Mas, após o lançamento do programa do Ministério da Agricultura, Temer entendeu que o melhor seria que os próprios ministros possam examinar quais são as dificuldades existentes em suas pastas e apresentar as soluções. A coordenação ficará a cargo do ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. O ministro Blairo Maggi seguiu na tarde desta sexta-feira (2), no avião presidencial, para Hangzhou onde vai participar da reunião do G-20.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet