Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agricultura

regulamentação

Ministério da Agricultura amplia níveis de risco para a produção de milho em Mato Grosso

Foto: Reprodução/Internet/Ilustração

Ministério da Agricultura amplia níveis de risco para a produção de milho em Mato Grosso
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) regulamentou e ampliou o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) para a cultura do milho segunda safra em Mato Grosso. O zoneamento existe há 20 anos e de acordo com o setor produtivo, a atividade nunca havia sido consultada.

A portaria nº 277 foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 09 de dezembro pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por mio da Secretaria de Política Agrícola.

Leia mais:
Taques entrega projeto de incentivo ao algodão à Assembleia Legislativa com alterações

A publicação traz a ampliação dos níveis de risco de produção, considerando fatores básicos de clima, solo e cultura.

“Significa dizer que antes o Mapa identificava um nível único de risco de 20% para a cultura em nosso estado. Após ouvir a todos, identificou mais dois níveis de risco, de 30% e 40%, determinados pelo tipo de solo”, pontua o diretor técnico da Aprosoja, Nery Ribas.

De acordo com a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), a regulamentação é considerada uma "vitória" para o setor produtivo do Estado.

“Há 20 anos existe o zoneamento, mas nós nunca havíamos sido consultados. Foi importante ouvirmos agrônomos, agricultores e pesquisadores para entender que o Estado tem diferentes realidades. Por isso mesmo, é uma vitória”, salienta Ribas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet