Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

metas da cop 21

Ministério do Meio Ambiente autoriza Mato Grosso a captar recursos internacionais

Foto: Reprodução/Internet/Ilustração

Recursos são para execução de metas da COPA 21 visando o desmatamento ilegal zero

Recursos são para execução de metas da COPA 21 visando o desmatamento ilegal zero

Mato Grosso foi autorizado pelo Ministério do Meio Ambiente a buscar recursos internacionais para a execução de política públicas que visam a conservação, preservação, gestão ambiental e desenvolvimento rural sustentável. Em dezembro do ano passado o governador Pedro Taques assinou em Paris, na França, durante a COP 21, declaração proposta pelo Ministério do Meio Ambiente que prevê o desmatamento ilegal zero no Estado até 2020.

A sinalização positiva do ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, para que Mato Grosso busque recursos financeiros de forma autônoma foi dada ao governador Pedro Taques durante visita em Brasília (DF) na última segunda-feira, 12 de setembro.

Leia mais:
Em Paris, Taques assina declaração de esforços para desmatamento ilegal zero

De acordo com o secretário executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), André Baby, o próximo passo é obter sinalização da Comissão Nacional para REDD+ (Conaredd), que faz a gestão nacional da Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal.

“Mato Grosso já tem feito conexões internacionais para buscar apoio financeiro e parcerias para executar as ações proposta, mas de forma alinhada com o governo federal e com o objetivo primordial de implementar o novo Código Florestal (Lei 12.651/2012)”, pontua o secretário executivo da Sema.

A intenção com a captação de recursos internacionais é implementar, segundo a Sema, as metas assumidas durante a Conferência do Clima de Paris (COP 21). Tais metas preveem zerar as taxas de desmatamento ilegal, bem como recuperar áreas degradadas, paralelamente, com o aumento da produção através de políticas de desenvolvimento sustentável e de inclusão da agricultura familiar.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet