Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

capacitação

Novacki garante ampliação de programa de assistência técnica para produtores

Foto: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Novacki garante ampliação de programa de assistência técnica para produtores
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está ampliando o Programa Produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Cooperativismo e Associativismo Rural (Pisacoop). O programa visa oferecer assistência técnica especializada com foco em cooperativismo. Segundo o ministro interino Eumar Novacki, que anunciou a ampliação em Cascavel, no Paraná, a intenção é estimular o cooperativismo em todo o país.


Leia Mais:

Medidas do Plano Agro + irão elevar poder de competitividade do agronegócio, afirma Novacki

No Paraná, onde a ampliação foi anunciada, 50 produtores serão beneficiados com a assistência técnica. Nessa primeira etapa serão gastos em torno de R$ 650 mil no período de um ano, que serão utilizados no desenvolvimento de um sistema agropecuário sustentável e econômico.

O Pisacoop teve início em dezembro de 2012 no Pará. "Queremos estimular o cooperativismo em todo país. Precisamos fazer o pequeno produtor acessar o mercado. O nosso desejo é fazer com que todos cresçam", afirmou Novacki durante passagem por Cascavel na sexta-feira, 09 de setembro.

De acordo com Novacki, o programa tem como base de sustentação a indicação geográfica, infraestruturam logística e o Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e seus arranjos produtivos, entre outros.

O Pisacoop tem como um de seus focos a diminuição do custo de produção, bem como maior produtividade, melhor lucratividade, agregação de valor aos produtos e a preparação da sucessão familiar.

Na ocasião Novacki, que ocupa o cargo de ministro interino durante a viagem do ministro Blairo Maggi a Ásia em busca de novos mercados, apresentou aos produtores do Paraná o Plano Agro+, que em sua primeira etapa teve a solução de 69 pontos que, de acordo com cálculos feitos pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), representarão uma economia de mais de R$ 1 bilhão por ano.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet