Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

Missão ministerial

Russos devem vir ao Brasil inspecionar frigoríficos em dezembro, revela Novacki

Foto: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento/Divulgação

Yevgeny Nepoklonov e Eumar Novacki

Yevgeny Nepoklonov e Eumar Novacki

A Rússia deverá vir em dezembro ao Brasil para inspecionar frigoríficos de carnes bovina, suína e de aves. O anúncio foi feito durante passagem do secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, por aquele país nesta semana. Ainda não se sabe quais estados terão suas indústrias processadoras de carne inspecionadas.

Novacki reuniu-se nesta semana com o vice-chefe do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária russo, Yevgeny Nepoklonov, em Moscou, na Rússia. Na ocasião, assim como no Japão, o secretário-executivo do Ministério brasileiro destacou a importância do diálogo entre os dois países para o fortalecimento do comércio bilateral.

Leia mais:
Novacki fecha parceria com Agência Japonesa de Meteorologia

Somente Mato Grosso, até setembro, embarcou para a Rússia o equivalente a US$ 51,35 milhões em carne bovina. Em termos de volume foram 22,42 mil toneladas equivalente carcaça (TEC).

Além da missão técnica russa para inspecionar frigoríficos, foram tratadas durante a passagem de Novacki naquele país a viabilidade de embarques brasileiros de ingredientes de rações pets para a Rússia. Outro ponto foi abertura do mercado brasileiro para peixes e trigo produzidos pela Rússia.

A visita de Novacki na Rússia faz parte de mais uma missão ministerial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em busca de novos mercados para a produção brasileira, bem como por troca de conhecimentos e tecnologia.

Na semana passada, como o Agro Olhar comentou, o secretário-executivo do Mapa reuniu-se com o com autoridades do governo do Japão, em Tóquio, para tratar de assuntos de interesse do agronegócio brasileiro, como o andamento das negociações para a abertura do mercado à carne bovina termoprocessada brasileira, a ampliação das exportações de frutas e redução da tarifa de alguns produtos, como é o caso do café. Além de ter fechado uma parceria entre o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Agência Japonesa de Meteorologia visando a qualificação dos serviços brasileiros meteorológicos capazes de contribuir com os produtores na tomada de decisões na atividade agropecuária.

No dia 03 de outubro, Eumar Novacki participou painel da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), no qual falou sobre “Tendências de longo prazo dos preços das commodities e desenvolvimento agrícola sustentável”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet