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Terça-feira, 16 de abril de 2024

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Tarifas e bandeira vermelha determinadas pelo governo federal são os alvos das reclamações, diz Energisa

Foto: Assessoria Energisa

Tarifas e bandeira vermelha determinadas pelo governo federal são os alvos das reclamações, diz Energisa
Os aumentos das tarifas de energia elétrica e as bandeiras tarifárias são os principais alvos de reclamações dos consumidores mato-grossenses. Os dois pontos são responsáveis por cerca de 80% das demandas na categoria no Procon Estadual. Segundo a Energisa, líder no ranking de reclamações em 2015 no Procon Estadual, R$ 390 milhões foram investidos no sistema de distribuição do estado, além da realização da contratação de novos técnicos e equipamentos.

Em 2015, o reajuste anual de energia elétrica, que entrou em vigor no dia 08 de abril, para Mato Grosso teve aprovada redução de 2,2% pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Contudo, na prática os mato-grossenses não sentiram a retração diante os R$ 4,50 cobrados a casa 100 quilowatts-hora (kWh) da bandeira tarifária vermelha e os aumentos praticados pelo governo federal de 26,8% na tarifa de energia elétrica relativos à Revisão Tarifária Extraordinária (RTE) e outros 6% em decorrência a empréstimos bancários para as distribuidoras de energia, ambos aprovados pela Aneel em março.

Mato Grosso registrou em 2015 um volume de 37.248 reclamações no Procon Estadual. Deste montante de atendimentos 13,9% ou 5.203 correspondem a energia elétrica.

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Energisa lidera ranking do Procon em 2015; energia foi responsável por 13,9% das reclamações

Entre as empresas mais reclamadas no Proncon de Mato Grosso a Energisa S/A liderou o ranking, seguida da CAB Cuiabá S/A e da operadora de telefonia Claro S/A. A operadora Vivo S/A ocupou o quarto lugar no ranking, a Sky Brasil Serviços Ltda ficou em quinto lugar, a OI Celular S/A na sexta colocação, a Caixa Econômica Federal em sétimo, a Net Serviços de Comunicação S/A em oitavo, o Banco Bradesco em nono lugar e o Banco do Brasil em 10º.

De acordo com a Energisa, a concessionária de energia elétrica está foca em aproximar-se cada vez mais de seus clientes, tanto que vem ampliando seus canais para analisar e resolver todas as dúvidas e questões dos mesmos junto à empresa.

A concessionária destaca ainda ter investido na melhoria da qualidade do serviços, tanto que R$ 390 milhões foram investidos no sistema de distribuição de Mato Grosso. Com o valor foram realizadas aquisições de novos transformadores e ampliada a capacidade das subestações, por exemplo.

“Com as bandeiras e o aumento regulatório, é natural que o consumidor sinta dúvidas e questione os valores. Por isso, entendemos esta liderança no ranking do Procon, mas a Energisa vem trabalhando muito para aperfeiçoar o atendimento ao cliente. Em dezembro de 2015, modernizamos os sistemas da empresa e aumentamos os canais de atendimento. Agora, os clientes têm mais serviços disponíveis pelo site, cujo acesso ficou mais seguro e protegido por senha. Mato Grosso também já tem acesso ao Energisa On, um aplicativo para smartphone e tablets”, comenta o diretor Técnico e Comercial da Energisa, Alessandro Brum.

Outro ponto que auxiliou para a elevação das contas de energia foi a forte onda de calor verificada em Mato Grosso no segundo semestre de 2015, provocadas pelo fenômeno El Niño.

Conforme o diretor Técnico e Comercial da Energisa, a empresa vem investindo na rede. “No nosso negócio, os efeitos positivos levam algum tempo para aparecer. Um transformador de subestação, por exemplo, que melhora a qualidade da energia para um município inteiro, não é adquirido em pronta entrega. A empresa fecha a compra e ele vai ser fabricado e entregue um ano depois. Estamos cientes dos desafios e, por isso mesmo, estamos incansáveis na melhoria do serviço e do atendimento”.
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