Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política

NOVOS MERCADOS

"Temos de olhar para o futuro, criar novos empregos", diz Blairo quanto a negociações com o Japão

Foto: Reprodução

O Brasil avança na negociação da entrada de produtos nacionais, como frutas e carne in natura, no mercado japonês, bem como a atração de investimentos. A continuidade nos negócios com o país asiático é considerado importante para o cumprimento da meta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) de em cinco anos salta de 7% para 10% a participação no mercado internacional.

Avançar nas negociações com os japoneses para frutas e carne in natura é um dos objetivos da visita oficial do governo brasileiro no Japão, cuja comitiva conta com a liderança do presidente Michel Temer.

Na última semana o secretário-executivo do Mapa, Eumar Novacki, esteve no país asiático para dar sequência às negociações e agora tal missão tem continuidade, nesta semana, com o presidente Michel Temer e com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi.

Leia mais:
Blairo Maggi acompanha Temer em viagem presidencial para reunião do Brics e no Japão

De acordo com Maggi, hoje o mercado japonês tem grande participação na compra de soja, milho, algodão e outros alimentos produzidos pelo Brasil.

A intenção com as negociações é atingir mercados mais "sofisticados", como é o caso das frutas, segundo informações do governo federal.

“Queremos participar também do mercado de carne in natura. Estamos em negociações, são questões sanitárias e fitossanitárias, de reconhecimento do sistema japonês e do brasileiro. É um mercado importante e, além de crescer, queremos manter o que conquistamos”, afirma Maggi.

Na visão de Blairo Maggi, o Brasil até meados de 2017 terá condições de elevar a sua participação em frutas e em bovino no mercado japonês.

Além das negociações para a abertura de mercado, outro ponto discutido é a atração de investidores. Blairo revela que o presidente Michel Temer tem procurado levar aos governos e investidores a tranquilidade de que o Brasil vive um processo democrático.

“E claro que temos de olhar para o futuro, criar novos empregos e novas oportunidades. Na agricultura, viemos dizer aos investidores que temos grandes volumes a serem transportados, que o Brasil cada vez mais cresce na área de produção de grandes commodities", pontua o ministro.

A viagem para o Japão teve início no último dia 14 de outubro. A comitiva liderada pelo presidente Michel Temer, como o Agro Olhar já comentou, cumpre agenda que prevê negociações de acordos regionais e bilaterais na área agrícola. Blairo Maggi é um dos ministros que compõe a comitiva.

A primeira parada foi na Índia, onde Temer no final de semana participou da 8ª reunião de Cúpula do Brics, bloco econômico formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet