Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

reestruturação

Três unidades regionais da Sema são remanejadas de municípios

Foto: Sema-MT

Três unidades regionais da Sema são remanejadas de municípios
As unidades regionais de Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) de Aripuanã, Juara e Vila Rica foram remanejadas para outros municípios. A "extinção" das unidades atende ao replanejamento estratégico do Governo de Mato Grosso visando fortalecer a gestão ambiental no interior do Estado.

Na próxima segunda-feira, 02 de maio, encerra o prazo para que as unidades regionais de Aripuanã e Juara transfiram seus bens patrimoniais, processos e documentos para as unidades de Juína e Sinop, respectivamente. A unidade de Vila Rica teve sua sede transferida para Confresa no início de abril em atendimento ao Decreto nº 176, de 04 de março de 2016.

Leia mais:
Processos na Sema serão analisados no máximo em 60 dias, garante Fávaro

A partir do dia 02 de maio, segundo a Sema, as unidades de Aripuanã e Juara não receberão mais demandas.

“De 11 regionais, a secretaria passa a ter apenas 8, mas, com a perspectiva de concentrar esforços para que elas prestem melhores serviços à população”, salienta o superintendente de Relacionamento e Atendimento da Sema, Luiz Gonzaga de Oliveira.

O superintendente pontua ainda que “Os usuários não serão prejudicados. Ao contrário, o trabalho da secretaria ganhará mais agilidade e ainda vai ao encontro com a política de Governo, que é reduzir custos”.

Um dos pontos para a ação é o tempo de logística. Com unidade em Vila Rica, por exemplo, a distância média de deslocamento realizada pelos servidores para atender os 13 municípios em seu entorno é de 234,8 quilômetros, o equivalente a 5 horas de viagem e com o ponto de partida em Confresa a média de deslocamento passou para 3 horas de viagem.

O replanejamento ainda atende à critérios estabelecidos pela Sema para definição de unidades regionais de pressão antrópica, ou seja, populacional, e pressão de atividades produtivas; fluxo migratório; demanda por atividades a serem licenciadas, monitoradas e fiscalizadas; posição geográfica ideal; densidade populacional e comunicação.

A Sema iniciou recentemente o processo de fortalecimento de suas unidades regionais com a reforma em Alta Floresta e Sinop, além da construção de quatro novas unidades (Guarantã do Norte, Tangará da Serra, Confresa e Sinop). O recurso de R$ 6,4 milhões para tal é proveniente do Fundo Amazônia.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet