Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Economia

setor preocupado

Vendas em janeiro apresentam queda de 9,7% em Mato Grosso, revela IBGE

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Vendas em janeiro apresentam queda de 9,7% em Mato Grosso, revela IBGE
O setor do comércio está cada vez mais preocupado com o consumo em Mato Grosso que encontra-se em queda. Em janeiro o volume de vendas no Estado caiu 9,7% em relação ao período o ano passado. Segundo o setor empresarial, a situação só não se encontra pior em decorrência ao agronegócio que movimenta o interior do Estado e consequentemente a Capital.

Os números de vendas são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada na manhã desta quinta-feira, 10 de março, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O relatório mostra um recuo de 8,9% no acumulado dos 12 meses. No Brasil a retração no volume de vendas em janeiro foi de 10,3%, enquanto no acumulado dos 12 meses de 5,2%.

Leia mais:
Vendas de veículos caem 23,47% no primeiro bimestre em Mato Grosso; no Brasil 24,01%

Ao contrário do volume de vendas, a receita nominal de vendas apresentou um leve crescimento de 1% em janeiro tanto em Mato Grosso quanto no Brasil. Contudo, ao se analisar o acumulado dos 12 meses há um decréscimo de 0,7% no Estado e uma lata de 2,8% no país.

"Continua difícil à situação do comércio. Passamos por um momento de preocupação, pois apesar da inflação em fevereiro ter recuado ela ainda segue em alta no acumulado do ano. O ambiente de negócios ainda está incerto. Em Mato Grosso temos o agronegócio que segue segurando a economia, porque ele movimenta o interior e consequentemente Cuiabá”, afirmou o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso (Facmat), Jonas Alves de Souza, ao Agro Olhar.

Em fevereiro, segundo o IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPAC), que mede a inflação, ficou em 0,90%, abaixo dos 1,27% de janeiro e dos 1,22% de fevereiro do ano passado. Entretanto, no acumulado de 2016 está na casa dos 2,18% e no acumulado dos 12 meses está em 10,36%.

Conforme o presidente da Facmat, o segmento de linha branca, que envolve geladeiras e fogões, por exemplo, é um dos mais afetados. “O consumo caiu até nos supermercados. O consumo está reduzindo porque se está perdendo renda. Há desemprego e os preços estão subindo”.

No comércio varejista ampliado o volume de vendas caiu 15,3% em Mato Grosso em janeiro no comparativo com o mês em 2015 e 12,3% no acumulado dos 12 meses. No Brasil janeiro apresentou recuo de 13,3% e no acumulado 9,3%.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet