Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

Licitação

“ZPE só tem sentido com logística”, afirma José Serra quanto ao empreendimento em Cáceres

Foto: Rodolfo Perdigão/Vice-Governadoria

“ZPE só tem sentido com logística”, afirma José Serra quanto ao empreendimento em Cáceres
A licitação para as obras da primeira etapa da Zona de Processamento de Exportação de Cáceres (ZPE), na modalidade concorrência, será nessa quarta-feira, 16 de novembro. O ministro das Relações Exteriores, José Serra, em passagem por Cuiabá na segunda-feira, 14 de novembro, afirmou que não adiantará Mato Grosso ter uma ZPE se não houver logística adequada para o escoamento da produção.

A zona aduaneira é aguardada em Mato Grosso por quase 30 anos em Mato Grosso e tem as obras iniciais orçadas em aproximadamente R$ 17 milhões. A obra da ZPE de Cáceres será realizada por meio de uma cooperação técnica entre as Secretarias de Estado de Cidades (Secid) e Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Leia mais:
Governo busca retomar navegação pelo Porto de Cáceres e cria programa de incentivo para o modal

A ZPE de Cáceres conta com uma área total de 239,68 hectares e será dividida em cinco módulos. O espaço poderá abrigar até 230 indústrias.

De acordo com o prefeito de Cáceres, Francis Maris, em torno de 20 indústrias de diversos segmentos, como processamento de grãos, borracha, têxtil e até mesmo de pincel, já mostraram interesses em construir na zona aduaneira. Ainda segundo o prefeito, não é preciso as indústrias esperarem a parte administrativa e a alfandega do local ficarem prontas para iniciarem as obras, ou seja, os empresários podem construir seus empreendimentos ao mesmo tempo em que as obras da ZPE estiverem em andamento.

Em passagem por Cuiabá na segunda-feira, 14, o ministro das Relações Exteriores, José Serra, ponderou que “não vai adiantar a ZPE se não tiver logística”. Para o ministro é necessário que se invista tanto no modal rodoviário como no hidroviário.

Conforme o prefeito de Cáceres, com o advento da ZPE o município ganhará mais competitividade, uma vez que em torno de 58% do seu território é de áreas alagadas e que não permite a agricultura, assim como é verificado em Sorriso, Sinop. “A instalação de indústrias de Mato Grosso e de outros estados é que trarão o desenvolvimento para Cáceres e região. Com certeza nos próximos 10 anos Cáceres irá se tornar o primeiro lugar em arrecadação e trazendo o desenvolvimento para Mato Grosso”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet