Imprimir

Notícias / Cooperativismo

Representantes das cinco regiões discutem participação da mulher no Crédito Fundiário

Da Redação - Rodrigo Maciel Meloni

O Governo Federal, por meio da Secretaria de Mulheres da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-Brasil), reúne no Seminário Nacional de Mulheres Rurais da FETRAF-BRASIL/CUT, lideranças femininas das cinco regiões brasileiras, durante dois dias.

Leia mais Encontro é realizado com o objetivo de acelerar contratações do Crédito Fundiário
Prorrogado prazo para renegociação de dívidas do crédito fundiário

O objetivo é debater a participação efetiva da mulher no Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e nas demais políticas de gênero do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O assunto vem sendo tratado há muito tempo pela atual gestão e é tema recorrente de encontros dos setores afins. “Conscientizar as lideranças sobre a necessidade de uma maior apropriação das mulheres rurais em relação à política de Crédito Fundiário, o selo PNCF Mulher e demais programas do MDA: isto é o que precisamos fazer”, destacou o diretor do Crédito Fundiário, Francisco Ribeiro Filho.

Mudanças como as ocorridas no PNCF, que aumentou o valor do selo PNCF Mulher para R$ 3 mil –, e a retomada das contratações serão discutidas no encontro. Ribeiro destacou ainda a importância do papel da mulher rural na consolidação da agricultura familiar.

Crédito Fundiário
O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) ou Crédito Fundiário - como é conhecido no meio rural - é uma política pública do Governo Federal criada para que os agricultores familiares sem terra ou com pouca terra possam adquirir imóveis rurais. Funciona como uma política complementar à reforma agrária, uma vez que permite a aquisição de áreas que não são passiveis de desapropriação.

PNCF Mulher
O Selo do Crédito Fundiário foi criado para atender, incentivar e ampliar a participação das mulheres no Programa. Acessado por meio da linha Combate a Pobreza Rural, tem como objetivo valorizar a participação da mulher na agricultura familiar. Com informações da assessoria do MDA.
Imprimir