Imprimir

Notícias / Agronegócio

Exportação por Paranaguá cresce em fevereiro, enquanto cai no Porto de Santos

Da Redação - Viviane Petroli

Mato Grosso exportou no primeiro bimestre de 2014 um volume de 27,5 mil toneladas (t) de pluma de algodão, dos quais 20,9 mil t tiveram o Porto de Santos como seu principal ponto de partida para o exterior. Entretanto, ao se analisar a variação mensal, no mês de fevereiro o destaque foi o Porto de Paranaguá (PR) que apresentou alta 30,2% nos embarques frente a janeiro, enquanto o porto paulista registrou decréscimo em decorrência a intensidade dos envios de soja.

No mês de janeiro foram enviados pelo Porto de Santos 10,9 mil toneladas de pluma de algodão e em fevereiro 9,9 mil toneladas, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Enquanto o Porto de Paranaguá apresentou no período salto de 2,5 mil toneladas para 3,3 mil toneladas.

Conforme o boletim semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o Porto de Santos segue a tendência de porto mais utilizado para a exportação agropecuária de Mato Grosso. A entidade explica que em fevereiro os envios por Paranaguá tiveram tamanho crescimento tendo-se em vista a quantidade dos embarques da soja no Porto de Santos.

“Isso ocorreu pois a movimentação de navios no porto de Santos foi extremamente intensa devido à alta quantidade de soja que passou por ele. Assim, parte da pluma destinada à exportação foi direcionada ao porto do Paraná, que possui maior capacidade de armazenamento do que os outros dois que recebem a fibra no Brasil”, diz o Imea.
 
Imprimir