Imprimir

Notícias / Economia

Malásia libera importação de carne de frigoríficos em Tangará e Matupá

De Sinop - Alexandre Alves

 O governo da Malásia habilitou a importação de carne bovina das plantas frigoríficas da Marfrig, de Tangará da Serra (240 km de Cuiabá), e da Frialto, em Matupá (690 km capital), informou, nesta quinta-feira (17), o Ministério da Agricultura brasileiro.

Além dos mato-grossenses, traders da Malásia poderão comprar carne em mais seis indústrias - Minerva, JBS e Marfrig em Rondônia; Minerva em Tocantins; no Frigol no Pará; e uma planta da JBS no Mato Grosso do Sul.

A liberação para as negociações ocorreu após o Departamento de Serviços Veterinários da Malásia (DVS) vistoriar todas as unidades no Brasil. Esta semana, o DVS encaminhou, à Embaixada Brasileira, em Kuala Lumpur, certificados de aprovação dos oito estabelecimentos brasileiros produtores de carne bovina.

Leia também
Preço da arroba do boi cai após 14 semanas de altas consecutivas
Frigorífico com planta em MT pede encerramento de recuperação judicial

O Ministério da Agricultura pontuou que, com as habilitações desta semana, o número de frigoríficos brasileiros que podem embarcar carne bovina para a Malásia subiu para dez. Aquele país ainda não figura como importante comprador do produto brasileiro e a abertura de mercado pode fazer as vendas ao exterior crescer.

No primeiro trimestre de 2014, Mato Grosso exportou 84 mil Toneladas Equivalente Carcaça (TEC) – crescimento de 51% frente a 2013. O principal destino foi a Rússia (16.1 mil TEC), seguido da Venezuela (14.6 mil TEC), Oriente Médio (13.5 mil TEC), China (11.9 mil TEC) e a União Europeia (6.8 mil TEC). Outros países com compras menores somaram 22 mil TEC.

No 1º trimestre de 2014, os chineses aumentaram as compras em Mato Grosso em 99.5% frente a idêntico período 2013. A Venezuela também comprou mais que entre janeiro e março do ano passado, aumentando o volume em 33%.
Imprimir