Imprimir

Notícias / Agricultura

Novo recorde da safra brasileira poderá elevar o PIB nacional em 2014

Da Redação - Vanessa Alves

A safra brasileira de grãos e fibras deve alcançar recorde de 191,2 milhões de toneladas em 2014. De acordo com a pesquisa realizada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nos seis primeiros meses do ano, mesmo com as estiagens, o Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária aumentou de maneira significativa.

Leia também 
Milho em fase de preenchimento de grão é verificado em 91,6% das lavouras
Quatro novas cultivares de algodão serão apresentadas em dia de campo no próximo fim de semana

O PIB da agropecuária aumentou no primeiro trimestre 3,6% em comparação ao mesmo período no ano anterior. A expectativa é que haja um crescimento semelhante nos próximos trimestres. Em 2013, o agronegócio encerrou o ano com o PIB em R$ 1 trilhão.

As regiões sul, centro-oeste e nordeste ainda estão em andamento às colheitas das safras de soja e algodão e por isso, a perspectiva que ainda há aumento dos percentuais.

Já as safras de café e cana-de-açúcar houve uma pequena queda nas arrecadações, mas ainda poderá ter um crescimento relativo até o fim das colheitas. A safra de cana-de-açúcar do cento-sul do país deve ficar em torno de 575 milhões de toneladas em 2014/2015.
Imprimir