Imprimir

Notícias / Agronegócio

Granja de MT produz 800 mil ovos por dia e vende por todo Brasil e países vizinhos

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Se levar para casa uma dúzia de ovos comprada do supermercado já é uma tarefa que demanda cuidado e atenção, imagina produzir, classificar, armazenar e transportar ovos. É o que faz a Granja Campo Verde, localizada na cidade de mesmo nome, a 130 km de Cuiabá, e que produz cerca de 800 mil ovos diariamente.

Uma das três maiores granjas do Estado, a Campo Verde abastece não só o mercado mato-grossense, mas envia ovos para Amazonas, Acre, Rondônia, Brasília, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Minas Gerais, Maranhão e, ainda, para os países vizinhos Bolívia e Peru.

A granja é toda automatizada e com um moderno sistema de classificação, segundo explica o gerente, Benildo Brunetto. 

Como funciona a produção

As aves botam ovos em galpões e, através de uma esteira, eles chegam até o setor de classificação. Ovos defeituosos, quebrados ou trincados são eliminados, em uma primeira triagem manual.

Em seguida, os que seguem pela esteira passam por um banho em água quente, são esfregados e enxaguados e, adiante, secos por um jato de ar. Mais uma triagem vem a seguir, manual, retirando aqueles que não ficaram bem limpos ou que apresentam qualquer defeito.

Na sequência, os ovos da esteira recebem um banho de óleo mineral. Ademir Oliveira da Silva, encarregado da classificação, explica que o ovo possui uma lubrificação natural quando sai da galinha, a qual protege a casca. Ao realizar a limpeza do ovo, essa proteção acaba saindo, tendo o óleo mineral a capacidade de repor a lubrificação.

Após o óleo, os ovos passam pela Ovoscopia, uma espécie de Raio-X que permite verificar se algo por dentro está em desconformidade, como a presença de bolsas de sangue. “É preciso ter muito cuidado. Imagina uma dona de casa quebrando um ovo e encontrando sangue também?!”, ressalta o gerente.

Depois do Raio-X, os ovos entram em uma máquina que os separa por tamanho e peso, caindo de um compartimento para outro até encaixar-se no mais adequado. Nem parecem tão sensíveis.

Classificados, seguem para mais uma triagem manual e para embalagem e armazenamento, de onde logo saem para seus destinos finais. Tudo deve ser muito rápido, afinal, após esse processo os ovos têm 25 dias de validade.

Aposentadoria adiantada

A granja compra pintinhos com apenas 1 dia de vida, cria por 16 semanas e, então, a ave está pronta para o trabalho. Cada galinha tem uma vida útil de, em média, 90 semanas, tempo no qual é garantido um ovo de qualidade, com a casca resistente e uma produtividade ideal. Após esse período, a ave é vendida para um frigorífico para ser abatida.

Alimentos em alta

Apesar a crise no setor da avicultura, por conta dos altos preços do milho, a Granja Campo Verde ainda não fala em cortes na produção. Os custos com alimentação das aves já registrou um aumento na casa dos 30%, que já é sentido pelo consumidor.
Imprimir