Imprimir

Notícias / Geral

Período de proibição de pesca começa dia 1° em Mato Grosso

Da Redação - Viviane Petroli

 O período de proibição da pesca, mais conhecido como Piracema, em rios da bacia hidrográfica do Araguaia-Tocantins começa neste sábado 1º de novembro. A vigência do período proibitivo é até o dia 28 de fevereiro de 2015, segundo determinação do Conselho Estadual de Pesca (Cepesca). No decorrer dos próximos quatro meses a pesca será permitida apenas de modo artesanal para subsistência de ribeirinhos.

Já na bacia hidrográfica dos rios Paraguai e Amazonas, a proibição tem inicio no dia 05 de novembro de 2014 e se estende até o dia 28 de fevereiro de 2015.

Leia mais
Pescador artesanal pode ter direito ao seguro desemprego
Mais de mil quilos de pescado estarão sendo comercializados na Praça Alencastro

Durante a Piracema a pesca será permitida apenas para a subsistência das populações ribeirinhas para garantir a alimentação familiar, sem fins comerciais. É permitida uma cota diária de três quilos ou um exemplar de qualquer peso, por pescado, desde que seja respeitado o tamanho mínimo de captura exigido por lei para cada espécie.

Nestes próximos quatro meses o transporte e a comercialização do pescado proveniente da pesca de subsistência fica proibida também, pontua a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT).

De acordo com a Sema-MT, a reprodução dos peixes ocorre entre os meses de novembro e fevereiro.
Imprimir