Imprimir

Notícias / Agricultura

Soja com tecnologia Liberty Link é liberada pela China e traz novidades às lavouras brasileiras

Da Redação

 A soja Liberty Link 55 (LL55), tecnologia transgênica patenteada pela Bayer, recebeu certificado de segurança do governo da China e passa a ter sua comercialização liberada pelo maior importador mundial do grão. A autorização traz novidades às lavouras brasileiras, que passarão a contar com mais uma opção no combate a ervas daninhas.

A LL55 possibilita a utilização de herbicidas à base de glufosinato de amônio no controle dessas ervas, uma alternativa ao glifosato de amônio, principal ativo utilizado em larga escala nas lavouras brasileiras.

Leia mais:
Intercâmbio com produção de sementes em outras partes do mundo foi importante conquista em 2014
Desvalorização do real facilita exportações que deverão seguir ativas em 2015, diz presidente da Aprosoja-MT

Para o vice-presidente da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), Gladir Tomazelli, o setor vê a LL55 como uma excelente alternativa, de alto potencial produtivo, possibilitando melhor controle de ervas daninhas e tornando-se ótima saída para as plantas que adquiriram resistência ao glifosato.

Para o vice-presidente, a nova tecnologia traz um ganho expressivo para a agricultura em geral, uma vez que agrega valor à produção de soja e tendo sido desenvolvida por uma empresa muito bem conceituada mundialmente, a Bayer.

“Essa tecnologia veio para ficar. Para o setor sementeiro, a alternância de tecnologias é vista como uma ferramenta importante e que garante mais eficiência na produção. Toda tecnologia que o setor já emprega na produção de sementes vai ser ainda mais valorizada. E os ganhos são para toda a cadeia”, destacou Tomazelli.

Com a liberação, a expectativa é que na safra 2015/2016 o Brasil já possa produzir sementes da soja LL55 e que na temporada seguinte, 2016/2017, a tecnologia esteja presente em lavouras comerciais.
Imprimir