Imprimir

Notícias / Agricultura

Discussão de aumento do padrão legal de germinação de sementes de soja tem apoio da ABRASS

Da Redação - Viviane Petroli

 A viabilidade de elevar o padrão legal de germinação de sementes de soja de 80% para 85% pode ser uma das ferramentas para o aumento da qualidade do produto. A discussão do incremento do percentual do padrão legal foi levantada pela Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) e recebeu o apoio da Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS).

Conforme o presidente da ABRASS, Marco Alexandre Bronson e Sousa, o tema será levado para todos os Estados produtores de semente de soja. Marco Alexandre ressalta ser importante a verificação da viabilidade, bem como os trâmites legais para a efetuação da mudança e a realização de um alinhamento com os Estados que representam a atividade de forma que uma nova normativa de alcance nacional seja formalizada.

Leia mais:
Aprosmat acredita que elevação do padrão de germinação deve ser aliada a cuidados no armazenamento
Eficiência na liberação do Financiamento para Estocagem é cobrado pela ABRASS

Na visão da Aprosmat a elevação de 80% para 85% do padrão mínimo de germinação da semente de soja não é suficiente para sanas alguns problemas que estão sendo constatados. Para o vice-presidente da Aprosmat, Gladir Tomazelli, a elevação do padrão mínimo de germinação é uma medida que resolve parte das questões relacionadas a qualidade da semente da soja em Mato Grosso.

A armazenagem das sementes quando saem das sementeiras e vão para as fazendas é outra medida que tem de ser analisada, de acordo com Gladir Tomazelli, para que se tenha bons resultados.
Imprimir