Imprimir

Notícias / Agronegócio

Sementeiros de soja de MT firmam acordo para garantir aumento de padrão de qualidade

Da Redação

Os sementeiros de soja do Estado, através da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), firmaram acordo entre si, durante a última assembleia da entidade, de não comercializarem sementes de soja com padrão de germinação abaixo de 85%.

O acordo, segundo a Aprosmat, visa garantir qualidade do produto e estimular o sementeiro a aumentar suas metas na produção. Por lei, o padrão mínimo de germinação é de 80%.

A Aprosmat, em diálogo com outras entidades do setor produtivo de soja e na tentativa de evitar problemas pontuais com sementes no Estado, já havia comunicado sua vontade em elevar o padrão mínimo de germinação.

Leia também:
Venda de adubos e fertilizantes diminui quase 9% no 1º quadrimestre
Mato Grosso ultrapassa 71 mil imóveis inscritos no Cadastro Ambiental Rural

Representantes da entidade fizeram recentemente o pedido de mudança junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), uma vez que a norma precisa ser modificada em âmbito federal.

E, enquanto o Mapa desenvolve o diálogo com outras unidades da federação, a Aprosmat já fixou compromisso com seus associados de não vender sementes com germinação abaixo de 85%.

De acordo com a associação, muitos produtores de sementes já trabalham com esse percentual mínimo de qualidade, mas o acordo deverá trazer mais uniformidade ao setor.
Imprimir