Imprimir

Notícias / Logística

Blairo Maggi defende concessão de rodovias para setor privado e cita Mato Grosso como exemplo

Da Redação - Viviane Petroli

 A execução de obras de infraestrutura e logística pelo setor privado voltou a ser defendida pelo senador Blairo Maggi (PR-MT). Em recente viagem entre Cuiabá e a divisa de Mato Grosso com o Mato Grosso do Sul o parlamentar destacou que pode constatar que as obras realizadas pela Rota do Oeste, que pertence a Odebrecht, e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) "são muito diferentes".

A Rota do Oeste detém a concessão de 850 km da BR-163/364/070, entretanto o DNIT realiza obras de duplicação em 400 km, o que possibilitou a proposta de deságio de 52% do pedágio.

O DNIT, como o Agro Olhar já comentou, é responsável pela duplicação do trecho que compreende de Rondonópolis a Cuiabá e do Trevo do Lagarto até o Posto Gil, em Diamantino. Já sob a responsabilidade da Rota do Oeste está à duplicação da divisa de Mato Grosso do Sul até Rondonópolis, onde 55 quilômetros já foram concluídos, a Rodovia dos Imigrantes e do Posto Gil, em Diamantino até Sinop.

Leia mais:
Cobrança de pedágio na BR-163 depende da ANTT; mais de 10% já foi duplicado
Pedágio na BR-163 deve começar a ser cobrado em agosto; tarifa passa por revisão veja fotos

“Nesse último final de semana eu fiz uma viagem de Cuiabá a Rondonópolis, e depois, até a divisa de Mato Grosso do Sul, e, reitero, os trechos duplicados nesse trajeto - que estão por conta do Governo Federal, via DNIT-, são muito diferentes da duplicação de Rondonópolis para a frente”, declarou Blairo Maggi nesta quarta-feira (12) no Senado.

O senador mato-grossense "convocou" os demais senadores para uma visita in-loco das obras que estão sendo realizadas no trecho visitado por ele para que possam contribuir também com o diagnóstico.

“Acho que estando lá, in loco, verão a diferença e o porquê do meu posicionamento em defender o modelo de concessão e/ou privatização dos serviços que as esferas Federal ou Estadual não têm condições de alcançar e atender”, salientou Blairo Maggi.

Relatório e audiência pública

No dia 19 de agosto Blairo Maggi irá apresentar para a Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado um relatório fotográfico das obras realizadas em Mato Grosso.

“Sugiro a realização de uma audiência pública a fim de acompanharmos a execução das obras concessionadas, o cumprimento dos prazos, o cronograma como um todo e saber das dificuldades que as empresas encontram para que foquemos nos resultados”, declarou Blairo Maggi.
Imprimir