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Notícias / Logística

Odebrecht assume trecho de obras do DNIT entre Rondonópolis e Cuiabá

Da Redação – Viviane Petroli

 A Rota do Oeste, que pertence à Odebrecht TransPort, assumirá por nove meses os serviços de conservação em 174 km da BR-163 entre Cuiabá e Rondonópolis. A Concessionária assume, por definitivo, também, as obras na rodovia BR-163 do Trevo do Lagarto (km 353,5), em Várzea Grande, ao município de Rosário Oeste (km 461,1). Os trechos estavam sob responsabilidade (obras) do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O repasse das manutenções da rodovia do trecho do DNIT para a Rota do Oeste foi anunciado nesta quinta-feira, 26 de agosto, pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Como já comentado pelo Agro Olhar, em junho a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) solicitou para a Rota do Oeste um estudo para a realização de recuperação emergencial, além de futura recuperação definitiva e manutenção do pavimento existente na BR-163/364, do trecho sob responsabilidade do DNIT.

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O estudo realizado pela Rota do Oeste compreendia entre a saída de Rondonópolis (km 130,2) e início da via duplicada na Serra de São Vicente (km 261,9); do fim da Serra (km 278,9) ao acesso da rodovia dos Imigrantes (km 321,3), em Cuiabá, e do Trevo do Lagarto (km 353,5), em Várzea Grande, ao município de Rosário Oeste (km 461,1). Um total de 282,3 quilômetros.

Em nota aberta a Concessionária Rota do Oeste declara que serão 108 km que assumirá para os serviços e obras de recuperação e conservação.

"Na mesma decisão, ficou estabelecido também que a Concessionária assume, pelo prazo de 9 meses, os serviços de conservação em 174 km da BR-163/MT entre Cuiabá e Rondonópolis. No mesmo trecho, empresas a serviço do Governo Federal atuam na duplicação da rodovia”, declarou a Concessionária.

Confira nota

COMUNICADO À POPULAÇÃO DE MATO GROSSO:

A Concessionária Rota do Oeste, empresa da Odebrecht TransPort responsável pela transformação da BR-163 em Mato Grosso, informa que foi oficializada hoje (26 de agosto) a decisão por parte da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) de transferir para a Rota do Oeste os serviços e obras de recuperação e conservação de 108 km da BR-163/MT entre Várzea Grande e o município de Rosário Oeste, antes sob responsabilidade do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

Na mesma decisão, ficou estabelecido também que a Concessionária assume, pelo prazo de 9 meses, os serviços de conservação em 174 km da BR-163/MT entre Cuiabá e Rondonópolis. No mesmo trecho, empresas a serviço do Governo Federal atuam na duplicação da rodovia.

Ciente do anseio da população do Estado por melhorias neste segmento e em respeito ao usuário que trafega pela rodovia, a Rota do Oeste informa que:

1) Assume o compromisso de somente iniciar a cobrança na praça de pedágio localizada no km 479, em Jangada, quando TODOS os buracos do mesmo segmento recém-adicionado ao seu escopo de trabalho tiverem sido eliminados.

2) Inicia imediatamente uma força-tarefa para garantir a rápida recomposição do trecho, com trabalhos de recuperação emergencial, inclusive em período noturno e aos fins de semana.

3) Após a intervenção emergencial, dará continuidade à restauração profunda, limpeza e sinalização no padrão de qualidade que já foi executado em demais pontos sob sua responsabilidade.

4) O trecho em questão é crítico, com 127% de acidentes acima da média dos demais trechos da concessão. Representa 21% de todas as mortes ocorridas na rodovia desde 20 de setembro de 2014.

5) A decisão da ANTT implica em um reajuste tarifário para recomposição do equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão.

6) A decisão não influenciará o ritmo dos trabalhos de conservação realizados em outros pontos da rodovia. As novas obras serão feitas por equipes novas, gerando mais empregos e oportunidades.

Com muito trabalho, a Rota do Oeste segue firme no caminho de transformar a BR-163 em uma rodovia segura e confortável, a exemplo das melhores rodovias federais brasileiras.

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