Imprimir

Notícias / Agricultura

Plantio da soja avança apenas 5,9 p.p. na variação semanal em Mato Grosso

Da Redação - Viviane Petroli

O ritmo do plantio da soja 2015/2016 deu uma desacelerada na última semana em Mato Grosso. Entre os dias 12 e 19 de novembro apenas 5,9 pontos percentuais (p.p.) de avanço foram registrado, levando o estado a atingir 89,7% dos 9,2 milhões de hectares destinados a cultura. A irregularidade das chuvas é apontada como um dos fatores para o "pé no freio".

Ao se comparar com a semeadura do ciclo 2014/2015 constata-se um atrasado de 3,4 p.p. em relação aos 93,1% plantados nesta época no estado.

Levantamento de semeadura do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgado na sexta-feira, 20 de novembro, revela que as regiões Oeste (96,9%), Médio-Norte (96,3%), Sudeste (95%) e Centro-Sul (94,7%) são as mais avançadas com os trabalhos, podendo vir a encerrar o plantio em no máximo três semanas.

Leia mais:
Irregularidade das chuvas provocam replantio da soja em Mato Grosso

Contudo, o Noroeste (84,2%), o Norte (81,6%) e, principalmente, o Nordeste (65,5%) seguem atrasados em relação às demais regiões.

Na última semana a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) revelou a existência de casos de replantio da soja, devido a irregularidade das chuvas em algumas regiões, como é o caso de Nova Mutum e Santa Rita do Trivelato.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão entre 23 e 26 de novembro para Mato Grosso é de pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Na terça-feira, 24 de novembro, o céu deverá ficar encoberto com pancadas de chuva e trovoadas nas regiões Norte e Nordeste. Já na quarta-feira, 25 de novembro, nas regiões Leste e Norte do estado. A máxima deverá ficar na casa dos 37ºC.
Imprimir