Imprimir

Notícias / Geral

Pesquisador ganhador do Nobel da Paz visita Mato Grosso

Da Redação - Patrícia Neves

Na próxima sexta-feira, 13, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) receberá o pesquisador Rattan Lal, ganhador do prêmio Nobel da Paz em 2007 como membro do Painel Intergovernamental de Mudança do Clima (IPCC). Lal fará uma palestra para um grupo lideranças do agro, formadores de opinião e produtores rurais. O evento é fechado para o púbico externo, mas poderá contar com a cobertura da imprensa. 

Leia Mais:
Prazo para colheita de soja encerra dia 20 de maio, alerta Famato

Segundo a assessoria da  Famato, attan Lal trabalha com diversas pesquisas relacionadas à conservação de solo, gestão sustentável, sequestro de carbono, mudança do clima e segurança alimentar. É a primeira vez que ele vem para Mato Grosso.

"Para nós é uma grande satisfação receber este pesquisador que é tão importante e referência quando o assunto é sustentabilidade na produção. A Famato sempre se preocupou com este tema e busca em todas as suas ações de representatividade inseri-lo na pauta de discussão", afirma o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado.

O pesquisador chegou em Mato Grosso domingo (8) e ficará no estado até o dia 14, onde ministrará um curso em Sinop na Embrapa Agrossilvipastoril e no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Também fará palestra no campus da UFMT de Cuiabá e visitará uma fazenda de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) em Juara.

Em Sinop o evento é destinado a pesquisadores, professores universitários e estudantes de pós-graduação e graduação. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo e-mail marina.morales@embrapa.br.

Currículo 

Rattan Lal – Nasceu na Índia, em uma região hoje pertencente ao Paquistão. Graduou-se na Universidade de Agricultura de Punjab, fez mestrado em Nova Deli (Índia) e PhD em Ohio, onde, desde 1987, é professor de Ciências do Solo.

É diretor do Centro de Gestão e Sequestro de Carbono da Universidade de Ohio, trabalha com conservação de solo, gestão sustentável, sequestro de carbono, mudança do clima e segurança alimentar. Seu currículo contabiliza 1986 publicações, com mais de 20 mil citações na Web of Science e quase 54 mil citações, segundo o Google Escolar.




Imprimir