Imprimir

Notícias / Agronegócio

Por falta de GTA, feiras agropecuárias em Mato Grosso podem ser prejudicadas com greve

Da Redação - Viviane Petroli

Ao menos cinco feiras agropecuárias em Mato Grosso serão prejudicadas pela greve dos servidores do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) caso a mesma perdure por mais tempo. A paralisação inviabiliza a emissão de documentos necessários, como a Guia de Trânsito Animal (GTA) e vistorias. Organizadores das feiras revelam preocupação diante o atual cenário vivenciado pelo Estado.

Entre as festas que ocorrem em Mato Grosso nos próximos 30 dias estão a 32ª a Exponop no município de Sinop, que inicia nesta quarta-feira (08), a 52ª Expoagro em Cuiabá entre os dias 02 e 10 de julho, a Expoleste em Barra do Garças, a Expocas em Castanheira e a Expotapurah em Tapurah.

Leia mais:
Abates em Mato Grosso ficam prejudicados com greve de servidores do Indea

A participação de animais nas feiras agropecuárias é tradicional, principalmente em leilões. A paralisação dos servidores, mesmo que havendo uma fiscalização rotineira exercida que concentra os 30% dos servidores que cumprem a lei de greve, pode impedir a participação de animais caso o produtor não tenha a Guia de Trânsito Animal (GTA). A guia é necessária para o transporte dos animais das propriedades rurais até o evento. A falta do documento implica multa e o impedimento da participação dos animais na festa.

Com previsão de faturamento de R$ 30 milhões, a 52ª Expoagro, em Cuiabá, ocorre entre os dias 02 e 10 de julho. Segundo o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Ricardo Arruda, a feira agropecuária na Capital Mato-grossense ocorrerá normalmente, inclusive os leilões.

Em nota o presidente da Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (ACRINORTE), Invaldo Weis, entidade organizadora da Exponop, no município de Sinop, manifesta preocupação com o atual cenário vivido por Mato Grosso. “Somos sensíveis às reivindicações e esperamos que seja estudada uma solução para o impasse, em breve”, destaca Weis.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap), quem já tem a GTA não terá problemas para participar das feiras agropecuárias. O sindicato pontua ainda "O que pode atrapalhar é que, quem ainda não tinha conseguido o documento, ser impedido de apresentar animais no evento já que o Indea não vai emitir GTAs nesses dias de greve".

No que tange a fiscalização para garantir que doenças de notificação obrigatória não adentrem no Estado e que venham comprometer o status sanitário, o Sintap informa que as mesmas serão realizadas.

“Vale lembrar que as exposições de animais são apenas uma parte do leque de ação da feira, visto que esses eventos atendem a outros segmentos como o de maquinários e demonstração de novas tecnologias, porém, a ausência de animais faz com que percam parte do seu propósito diminuindo o brilho e o interesse da comunidade em participar, consequentemente, diminuindo a arrecadação dessas feiras”, destaca a presidente do Sintap, Diany Dias.
Imprimir