Imprimir

Notícias / Agronegócio

Medidas para criação de pequenas agroindústrias devem evitar gastos, diz Maggi

Da Redação - Viviane Petroli

Um pacote de 37 medidas, visando estimular a criação e formalização de agroindústrias familiares, foi assinado pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi. As regras editadas pelo Ministério, e que constam em Instrução Normativa (IN), visam evitar gastos desnecessários com equipamentos caros, além de instalações superdimensionadas.

O ministro Blairo Maggi destaca que as regras que orientavam a produção de laticínios, ovos e mel comuns aos médios e grandes produtores agora estão mais flexíveis para viabilizar os pequenos negócios.

Leia mais:

Para Maggi, atuação de frigoríficos no Oeste de Mato Grosso deixa evidências de "cartel"

"A medida é para a indústria quase artesanal, formada por milhares de produtores, que só precisavam de oportunidade para crescer", disse Maggi. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Instrução Normativa é voltada para estabelecimentos de até 250 metros quadrados.

O ministro observou que muitas pequenas agroindústrias acabam se mantendo no mercado informal por não conseguirem atingir os padrões exigidos.

Com a mudança, afirma o Ministério, são adequadas às exigências de equipamentos e de instalações para essas pequenas agroindústrias sem, abrir mão de parâmetros higiênicos e sanitários, preservando a segurança dos alimentos e a saúde pública.

Entre os exemplos de adequações estão à dispensa em situações específicas, de equipamentos, como o resfriador à placa, o tanque de estocagem e equipamento de pasteurização rápida.
Imprimir