Imprimir

Notícias / Política

Fávaro crê ser ‘mito’ dizer que agronegócio não paga imposto e afirma que 53% do ICMS vem do setor produtivo

Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco

Num momento em que o Mato Grosso busca o equilíbrio fiscal e em que se ampliam as vozes em favor da taxação das comoditties, principalmente grãos, o vice-governador Carlos Fávaro (PSD) saiu da zona de conforto e comprou a briga em favor do segmento produtivo. “Dizer que o agronegócio não paga ICMS em Mato Grosso é maldade. Isso é mito. É falta de conhecimento de quem fala”, afirmou ele.

“O agronegócio mato-grossense representa quase 53% de todo o ICMS arrecadado. Ou seja: mais da metade de todo ICMS que Mato Grosso arrecada direta ou indireta, vem do setor produtivo”, sentenciou Fávaro, para a reportagem do Olhar Direto/Agro Olhar, durante entrevista em seu gabinete, no Palácio Paiaguás.

Leia Mais:
- Carlos Fávaro afirma que o clima é maior ‘ativo’ de MT e adverte que desmatamento será punido 

- Marcelo Duarte diz que credibilidade de Taques dobrou Fethab e mantém meta de quatro mil km em quatro anos

 
“Se alguém comer um bife bovino produzido em Mato Grosso, em São Paulo, pagou o ICMS para sair de Mato Grosso e chegar até  São Paulo. Se comprar um quilo de algodão produzido em Mato Grosso para fazer malha no Nordeste ou em Santa Catarina, pagou ICMS. Se alguém comprar farelo de soja ou milho, em Bastos [SP], para a galinha comer a ração e criar o ovo, pagou ICMS”, observou ele, apontando a forma direta.
 
Carlos Fávaro citou também a forma indireta de arrecadação do ICMS, pelo agronegócio mato-grossense. “Também tem a forma indireta. Ou seja, comprando insumos: defensivos agrícolas; peças, oficinas, máquinas, borracharias, óleo diesel e outros. Sim, tudo paga ICMS”, afiançou o vice-governador.
 
“Desta forma, o agronegócio vai fomentando a economia com o seu efeito em cascata. Então que se registre: 53% do ICMS mato-grossense é oriundo do agronegócio. Não podemos dizer que Mato Grosso não paga ICMS”, complementou Carlos Fávaro, que entreou na vida pública como presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja).
 
Carlos Fávaro não crê que a taxação do agronegócio volte a ser pauta de discussão, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Imprimir