Imprimir

Notícias / Agronegócio

Mídia iraniana destaca esforços do Brasil em expandir comércio com o país; milho, carne e soja são exportados

Da Redação - André Garcia Santana

Em missão de negócios no Irã, o secretário do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) Eumar Novacki, busca estreitar a relação comercial entre o país o Brasil. Em Teerã, ele o vice-ministro iraniano da Agricultura, Ali Akbar Mehrfard, destacaram a necessidade de enfrentar restrições bancárias, expandir o comércio bilateral e impulsionar o investimento no setor agrícola.

Leia mais:
Mochila nas costas: Mapa busca mercados na China e Irã para ampliar comércio

De acordo com o MAPA, o encontro foi destaca na mídia local, como mostra publicação Iran News. Em material divulgado nesta segunda-feira (11), o site, considerado um dos mais importantes do país, diz que Mehrfard expressou a disposição do país para receber investidores brasileiros em indústrias de alimentos e embalagens.

Ele também pediu redução e eliminação de direitos e tarifas sobre as exportações de produtos agrícolas iranianos, assim como diminuição na burocracia e formalidades administrativas nas exportações. Referindo-se ao fornecimento de uma parte da demanda de carne do Irã pelo Brasil, ele disse que "os esforços contínuos do Brasil para aumentar o nível de supervisão, controle e promoção da saúde em unidades de produção de carne e matadouros ajudam a aumentar nossa confiança no país".

Com mais de 80 milhões de habitantes, o Irã é grande comprador de milho, soja e carne bovina, e a expectativa desses setores, é que haja ampliação da participação do Brasil no mercado Iraniano. O otimismo é tamanho, que essa viagem conta com a participação do setor privado, com dezenas de empresários, além de presidentes de entidades.

Uma das propostas discutidas incluem a criação do Comitê Consultivo Agricola (CCA) entre as duas nações. O Brasil deve ser provocado a falar sobre as negociações para facilitar operações financeiras com Irã, quem tem restrições do governo americano e cuja pauta interessa também aos empresários brasileiros. Outro tema de interesse é a visita de missão técnica do Irã para habilitação de novos estabelecimentos do Brasil. 
Imprimir