Imprimir

Notícias / Geral

Comércio pode abrir normalmente no feriado; veja como funcionam shoppings, bancos e serviços

Da Redação - André Garcia Santana

O comércio na Capital poderá funcionar normalmente durante o feriado de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, comemorado na sexta-feira (8).  A adesão à data é facultativa e os empresários poderão abrir as lojas desde que sejam seguidas as leis trabalhistas. Portanto, quem optar por atender terá que pagar em dobro o dia trabalhado aos seus funcionários, incluindo comissões de vendas que serão calculadas pela média mensal, sendo concedida no prazo de até 30 dias, contados após o feriado trabalhado.

Leia mais:
Agências de turismo mantêm competitividade com buscadores online e setor passa "intacto" pela recessão, aponta CVC

A explicação é do superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá, Fábio Granja.  “As datas festivas de fim de ano se aproximam e com isso a maioria dos consumidores já iniciaram as suas compras, por isso, é uma grande oportunidade para os comerciantes intensificarem suas vendas”, avalia. O feriado foi instituído a partir da Lei nº 5.576, de 24 de agosto de 2012.
 
As agências bancárias, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em todas as cidades que for considerado feriado, vão estar fechadas. Já em Várzea Grande, será somente ponto facultativo ao serviço público e dia normal de trabalho aos serviços privados.
 
No caso dos shoppings, a praça de alimentação e as atividades de lazer funcionam das 11h às 22h, assim como o Cinema. Já as lojas abrem às 14h e fechas às 20h, como aos domingos. Os mesmos horários foram adotados pelo Goiabeiras, Pantanal Shopping e Três Américas, que informaram que no sábado (9) as atividades voltam ao normal, das 10h às 22h.
 
De acordo com o decreto municipal, o número 6.230 assinado pelo prefeito da capital, Emanuel Pinheiro, que dispõe sobre as datas comemorativas de 2017, os serviços essenciais como: saúde, coleta de lixo, manutenção de distribuição de água e defesa civil, fiscalização e orientação do trânsito funcionarão normalmente. Na saúde, as unidades de urgência e emergência de pronto atendimento (UPA) das regiões Norte, no bairro  Morada do Ouro e Sul, no Pascoal Ramos, policlínicas e Pronto Socorro funcionam regularmente.
Imprimir