Imprimir

Notícias / Economia

Mato-grossenses podem pagar IPVA com 5% de desconto até a próxima semana

Da Redação - Isabela Mercuri

Quem possui carro com placa de final 1 tem até o próximo dia 10 de janeiro (quarta-feira) para pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), em cota única, com desconto de 5%. Depois disso, o desconto cai para 3% (dias 11 e 12), e para o valor passa a ser integral do dia 23 de janeiro ao dia 31 – último dia para pagamento sem juros e multa.

Leia também:
Sema finaliza 74% a mais de licenças ambientais e reduz tempo de resposta ao cidadão em 46%

É possível, ainda, dividir o valor do IPVA em três vezes mensais, iguais e sucessivas, sendo que o pagamento da primeira parcela deve acontecer até o dia 31 de janeiro, e o valor por parcela não pode ser inferior a R$ 256,48 (duas UPF/MT).

De acordo com informações do Governo do Estado, o IPVA 2018 está, em geral, 3,24% mais barato do que o de 2017, com alíquotas que variam entre 1% e 4%, dependendo do tipo, marca, modelo e ano de fabricação do veículo.

Em Mato Grosso, este imposto é responsável pela segunda maior arrecadação estadual, e do total arrecadado 50% vão para o Estado, e 50% para o município onde o veículo estiver licenciado.

O valor final do IPVA é calculado com base na pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que aponta redução média de 3,63% para automóveis, 3,52% para camionetas e utilitários, 6,77% para caminhões, 4,98% para ônibus e micro-ônibus e 2,34% para motos e similares.

Em Mato Grosso são tributados com o IPVA veículos fabricados a partir de 1988. Com base em dados da Secretaria de Fazenda, até setembro de 2017 a frota tributável no estado era constituída de 2.124.200 veículos, dos quais 2.097.776 foram tributados pelo IPVA em 2016.

Para pagar o IPVA 2018, é preciso emitir a guia no Portal da Sefaz, no banner IPVA, opção ‘Pague seu IPVA’ (AQUI). O pagamento do IPVA, qualquer que seja a modalidade ou exercício de referência, pode ser efetuado mediante a apresentação do documento de arrecadação no Banco do Brasil e correspondente bancário, Banco da Amazônia, Sicredi, Bancoob, Bradesco e correspondente bancário, Itaú, Unibanco, Primacredi, e Santander.

A quitação do IPVA é um dos requisitos para licenciar o veículo. O não pagamento do imposto gera multa e juros, além do risco de o veículo ser apreendido.

Imprimir