Imprimir

Notícias / Agronegócio

Mato Grosso quer estar entre os maiores produtores de leite

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

O setor de produção leiteira de Mato Grosso tem uma meta ousada para os próximos cinco anos, tornar-se um dos cinco maiores produtores de leite do país. Atualmente, o Estado figura na 9ª posição, com uma produção próxima a 750 milhões de litros por ano.

Imea começa 'balizar' cadeia produtiva com boletim do leite

Carlos Augusto Zanata, analista de pecuária do núcleo técnico da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), diz que, para atingir esta meta, os produtores mato-grossenses de leite precisam chegar a captar três bilhões de litros ao ano.

Nordeste de MT investe em pecuária leiteira e conquista 3ª posição no ranking estadual

Segundo o analista, o que precisa ser feito é dobrar a produtividade atualmente registrada, o que é possível aliando tecnologia e nutrição mais eficiente dos animais, sobretudo nos períodos de seca.

Ele explica que 80% da criação ainda é extensiva e depende da qualidade dos pastos, o que prejudica a produção quando há falta de chuvas. O atual rebanho de 1,2 milhão de vacas pode produzir mais, mas depende de investimentos.

Além de dobrar a produtividade, Zanata acrescenta que para chegar à produção desejada também será necessário aumentar o rebanho.
Imprimir