Imprimir

Notícias / Geral

Programa de sucessão familiar terá turmas em Cuiabá e Sinop

Famato

 O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) está preparando a edição 2013 do Programa Especial "Governança e Sucessão Familiar", idealizado pela Federação da Agricultura e Pecuária (Famato) e realizado pelo Senar em parceria com a FIA (Fundação Instituto de Administração), instituição ligada à USP (Universidade de São Paulo). O objetivo do programa é proporcionar o desenvolvimento de herdeiros, sócios e gestores a lidar com os desafios da longevidade das empresas de controle familiar.

De acordo com o analista do Senar, Eduardo Silveira, o programa terá inicio no mês de abril e serão realizadas duas turmas este ano. Uma em Cuiabá e outra em Sinop (500 km da Capital), com 30 participantes cada turma, ou 15 propriedades, sempre tendo a presença do pioneiro e do seu sucessor. "Em 2012 o programa foi realizado apenas em Cuiabá, mas devido a pujança do agronegócio da região norte, este ano, vamos promover o curso também em Sinop", explicou.

A coordenadora de Educação Profissional Rural do Senar, Juliana Mardegan, lembra que ao final do programa em 2012 foi solicitado que os participantes avaliassem o Sucessão Familiar e o resultado foi muito positivo. "Os participantes apresentaram nível de satisfação de 93% em relação ao programa", disse ao revelar que isso demonstra que o conteúdo apresentado realmente atende às necessidades da atual empresa familiar de Mato Grosso.

Eduardo Silveira revela que a formação de turmas está a cargo dos parceiros como a Famato, Associação de Produtores de Soja (Aprosoja) e Associação Mato-grossense de Algodão (Ampa). O Sucessão Familiar é sem custo para os participantes, tem 64 horas de carga horária e continua sendo ministrado em seis módulos. Em 2013 os encontros ocorrerão primeiro em Sinop e depois em Cuiabá, sempre na mesma semana. "O início está programado para o dia 10 e 11 de abril em Sinop e 12 e 13, em Cuiabá", destacou Silveira se referindo ao Módulo "Governança e Sucessão Corporativa: Conceitos e Aplicações nas Empresas Familiares", ministrado por Luiz Marcatti.

Os outros módulos programados são: Processo Sucessório: Abordagem Comportamental, com Josenice Blumenthal; Estratégia: Conceitos e Aplicações em Empresas Familiares do Agronegócio, com Tiago Fischer Ferreira; Governança e Sucessão em Empresas Familiares: Aspectos Legais, com Gustavo Passareli; Planejamento Tributário e Contábil: Desafios da Empresa, com Ricardo Velloso; e Finanças: Avaliação e Crescimento do Negócio Familiar, com Uriel Rotta.
Imprimir