Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Opinião

Diplomação

Diplomação é solenidade em que é entregue ao candidato eleito o documento oficial que reconhece a validade de sua eleição, o Tribunal Regional Eleitoral (TER-MT), estará realizando no dia 19 de dezembro, às 19h30, em sessão solene no Centro de Eventos Pantanal; momento em que, serão diplomados 24 deputados estaduais, oito deputados federais, senador e suplentes, e governador e vice-governador eleitos em Mato Grosso.   

No que tange a suplência, a meu ver, um suplente se destaca, reporto-me ao senhor Elizeu Nascimento (PSDC); expurgado de  outro partido, não iremos decliná-lo, por respeito e apreço que temos pelo mesmo,  e  por seus  correligionários.

Esta recusa a seu nome,   aconteceu, em função do mesmo não apresentar posses, dotes  ou coisa que o valha, que o qualificasse a ser candidato a deputado estadual pelo referido partido.

Elizeu, assim como um retirante, migrou para um partido menor, Partido Social Democrata Cristão (PSDC), levando na bagagem, um tesouro inconteste, a honestidade, coisa rara na atual conjuntura; eu acompanhei  sua árdua trajetória pari passu, este empreendeu luta, no bom sentido é claro, buscando, sobretudo levar seu nome aos quatro cantos do Estado, pautado em  valores essenciais como: ética, moral, honestidade e principalmente sinceridade com seus pares, mesmo com parcos recursos, para não dizer quase nada.

 O renegado candidato, das minorias, dos expropriados do capital, dos sem-teto, se lançou candidato, para surpresa de todos, conseguindo uma votação expressiva, para um reles retirante partidário, obtendo uma votação que surpreendeu a todos,  14.621 votos, enquanto isso, alguns bacanas ditos os bons de votos, do partido que o rejeitou, ficaram a quem deste reles mortal retirante partidário.

Falo do Elizeu Nascimento, com conhecimento de causa e efeito, tendo em vista que em 2012, estávamos no mesmo barco, vivendo situações pouco ortodoxas, vindas de dirigentes partidários, que tinham como norte seus apaniguados, detentores de prestigio e carisma perante a cúpula diretiva.

Em sua trajetória de vida, Elizeu,  em 2012 contou com  uma figura exponencial para sua trajetória vitoriosa, tenho certeza que esta pessoa tenha sido  o seu alicerce, reporto-me a sua esposa, que naquele momento, mesmo estando grávida, participou  de todas as reuniões, sempre  o ajudando, incentivando-o, para que ele não  esmorecesse.

Portanto, esta diplomação para ele terá um gostinho especial, não pelo simples fato de ter se tornado suplente com uma votação expressiva, mais do que isso, ele com sua simplicidade, honestidade e firmeza de caráter acabou quebrando paradigmas, mostrando a muitos, que a arrogância e a prepotência, não irão levá-los a lugar algum.

Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo (liciomalheiros@yahoo.com.br)
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet